Ok, Google. Como tornar minha empresa a número um da busca? Para descobrir a resposta a esta pergunta, fomos perguntar... ao próprio Google. Não, não foi fazendo uma pesquisa do site dos caras. Entrevistamos a gerente de vendas do Google no Brasil, Ligia Cano, que listou nove regras que toda pequena e média empresa deve seguir, se quiser ficar bem posicionada no Google Adwords. E, de repente, até aparecer na primeira página da busca.
Vale lembrar que esta posição pode variar a cada busca. Porque toda vez que algum “dá um Google” acontece uma espécie de leilão no sistema deles, e todos os anúncios que combinam com a busca aparecem.
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A ordem em que a empresa aparece nesse leilão é medida por uma fórmula, chamada índice de qualidade. É ela que mede e classifica cada anúncio, a cada nova busca, atribuindo uma pontuação com base no lance, na qualidade do anúncio (e da sua página de destino). Leva em conta, ainda, o impacto histórico daquela busca.
Isso tudo significa que, com um bom uso de palavras-chave, uma empresa pode ultrapassar outras que são maiores ou mais conhecidas do que ela. Só exige um pouco de trabalho.
Veja nove dicas para melhorar a posição de um anúncio, da gerente de vendas do Google Brasil, Ligia Cano:
1. Sinergia entre palavras-chave
Estruture suas campanhas de AdWords de maneira que cada grupo de anúncio possua grande sinergia entre as palavras-chaves, e os anúncios daquele grupo.
Cada grupo dentro de sua campanha deve se concentrar em um único produto ou serviço. A relevância tende a atrair as pessoas certas, e a especificidade é a única maneira de tornar o anúncio relevante para o seu público.
2. Criar textos atrativos para seus anúncios;
O texto do anúncio faz muita diferença. Um texto otimizado tende a ter mais cliques, mesmo que o anúncio não esteja em primeiro lugar. E uma dica aqui é incluir algumas de suas principais palavras-chave no texto do anúncio (especialmente no título) para mostrar às pessoas que seu anúncio é diretamente relevante para a pesquisa.
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Seu texto de anúncio também pode ter uma call to action convincente, ou seja, uma uma afirmação que chame a atenção, que se destaque, como por exemplo “Compre Agora”, Agende um visita” ou “Peça já uma cotação”.
3. Teste vários anúncios
Dentro de um mesmo grupo de anúncios, teste diversos textos e calls to action, ou seja, uma afirmação que chame a atenção, que se destaque, diferentes para aprender qual é a mensagem mais eficiente para os clientes de um determinado produto ou serviço. Com o passar do tempo, o próprio sistema irá priorizar a exibição daqueles anúncios mais eficientes.
4. Lembre dos dispositivos móveis
Melhore a qualidade da experiência na página de destino em computadores e dispositivos móveis. Sempre avalie qual o grau de relevância do conteúdo que está no seu site, bem como a facilidade de navegação dentro de suas páginas. Velocidade de carregamento, tanto em desktop, como em celulares, também tem grande impacto na qualidade do site e, consequemente, na qualidade do seu anúncio.
5. Escolha suas palavras-chave com atenção
Inclua palavras-chave específicas, que estejam diretamente relacionadas ao tema de seu grupo de anúncios. Quanto mais direcionada for a palavra-chave, mais focadas serão as buscas em que seu anúncio irá aparecer, e maiores as chances de se obter uma boa colocação.
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6. Possua uma boa lista de palavras-chave negativa
Assim, você pode se concentrar apenas nas palavras-chave que são importantes para os seus clientes e não desperdiçar tempo, nem dinheiro, com buscas irrelevantes para seu negócio.
7. Utilize o maior número possível de extensões de anúncio
Além de ajudar a melhorar o posicionamento de um anúncio, as extensões trazem informações adicionais sobre a empresa, como um endereço, número de telefone, classificação da loja, etc. Algumas delas podem ser adicionadas manualmente, e outras são automatizadas pelo próprio Google.
Além de fornecer informações extras dos produtos ou serviços que você está divulgando, as extensões tendem também a aumentar a visibilidade do seu anúncio, fazendo com que ele fique mais completo e ganhe maior destaque entre os concorrentes.
8. Aumentar seu lance
Aumentar os lances de suas palavras-chave também é um fator que deve ser considerado para ganho de posicionamento. Isso pode ser feito de maneira manual, ou através das estratégias de lances automáticos. O mais importante é escolher bem quais palavras ganharão um incremento de CPC e como essa mudança impacta seus resultados.
9. Avalie com frequência a performance dos seus grupos e de suas alterações
Sempre que fizer alterações em suas campanhas, avaliar o impacto que estas mudanças tiveram nos resultados. Por isso, uma dica importante é nunca alterar tudo ao mesmo tempo, e nem fazer muitas modificações todos os dias. É necessário tempo para que o Google processe todas as alterações realizadas e comece a implementá-las. Além disso, apenas após alguns dias será possível avaliar efetivamente se o impacto de uma mudança foi positiva ou negativa para seu negócio.