A criação de produtos e serviços inovadores com uso de símbolos arquitetônicos da capital paranaense é o desafio do concurso Curitiba Economia Criativa.
As melhores soluções que utilizarem a identidade visual do programa Digitais Curitibanas – projeto criado pela prefeitura em 2014 – serão premiadas e participarão de uma rodada de negócios com investidores.
O concurso abrange cinco segmentos da economia criativa: design, moda, audiovisual, software de lazer e jogos de computador.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas que possuam uma ideia inovadora de negócio em uma das áreas citadas e que se destaquem pela sua originalidade e viabilidade econômica. Serão aceitos projetos do Brasil e do exterior, apresentados em português ou em inglês.
As inscrições começam no dia 20 de abril e vão até 31 de maio, pelo site da Agência Curitiba de Desenvolvimento. Cada participante pode concorrer com até três inscrições, incluindo as realizadas em equipes, sendo admitida a seleção de segmentos diferentes da economia criativa para cada inscrição.
Depois da primeira etapa, os participantes devem enviar os projetos contendo elementos visuais desenvolvidos pelo programa Digitais Curitibanas. Uma comissão julgadora fará a análise do material enviado e os finalistas de cada um dos segmentos do concurso terão a oportunidade de apresentar os projetos a investidores durante uma rodada de negócios
A cerimônia de premiação está prevista para novembro.
O objetivo do concurso, segundo a Agência Curitiba de Desenvolvimento, é fortalecer a economia criativa da cidade por meio do desenvolvimento de novos negócios baseados na identidade local.