Pelo segundo ano consecutivo, São Paulo é a cidade líder no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), ranking feito pela Endeavor com 32 cidades, de 22 estados. A escolha dos municípios parte da concentração de scale-ups - empresas que apresentam alto crescimento em geração de emprego e renda. Juntos, os municípios selecionados somam 40% do total das scale-ups do Brasil e cerca de 40% do PIB.
Para formar o ranking, a Endeavor analisa o ambiente empreendedor das cidades a partir de sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Em sua terceira edição, o ICE mostra, ainda, os reflexos do momento econômico e político instável do Brasil e aponta diagnóstico para a melhoria do ambiente empreendedor das cidades.
Do Paraná, são três municípios no índice: Curitiba, que perdeu sete posições desde 2015, em 15°; Londrina, em 19°, depois de cair duas posições; e Maringá, a única paranaense entre as dez melhores, na 9° colocação - duas a mais que no ano passado.
Confira as 10 primeiras colocadas na edição 2016 do Índice de Cidades Empreendedoras:
São Paulo
Florianópolis
Campinas
Joinville
Vitória
São José dos Campos
Porto Alegre
Sorocaba
Maringá
Ribeirão Preto
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião