O empreendedor deve separar o dinheiro da empresa e o pessoal. Esse é um dos primeiros passos para que ele possa fazer uma boa gestão financeira de seu negócio, de acordo com Renan Kaminski, sócio da KaminskiAvalca Consultoria Empresarial, que ministrou um workshop nesta sexta-feira (12) durante o Startup Pirates @ Curitiba.

CARREGANDO :)

Kaminski explica que para ter uma boa gestão financeira, o empresário deve ter na ponta da língua as respostas para quatro perguntas fundamentais: Qual é o mínimo que a empresa precisa faturar para não ter prejuízo? Qual o mínimo que você precisa faturar para pagar um novo funcionário? Para onde vai o seu dinheiro? Qual é o seu lucro?

Outro ponto que Kaminski são as previsões para o futuro da empresa. Para isso, segundo o consultor, o empreendedor deve fazer sempre três previsões: otimista, realista e pessimista. "Ele deve se preparar então para a previsão pessimista. Ele precisa também saber o tempo que a empresa vai começar a dar lucro", salienta.

Publicidade

Veja cinco conceitos que todo o empresário deve conhecer:

Receita: São todas as entradas de dinheiro no mês.

Custo variável: Todos os gastos que variam na mesma proporção que as vendas, ou seja, diretamente ligados aos produtos/serviços.

Despesa fixa: Todos os gastos que não estão sendo diretamente ligados aos produtos, ou seja, despesas do dia a dia da empresa.Investimentos: Gastos que não fazem parte do dia a dia da empresa e sobre o qual pretende-se ter algum retorno a curto, médio ou longo prazo.Lucro líquido: Diferença entre todas as entradas e saídas de dinheiro no período.

Publicidade