Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PME

Curitibana Paleteca ainda vê espaço para as paletas e planeja faturar R$ 30 mi em 2015

O fundador, Everson Ceschin: perspectiva de crescer de 10% a 20% em 2016. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O fundador, Everson Ceschin: perspectiva de crescer de 10% a 20% em 2016. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

A febre das paletas não passou para a Paleteca. A marca de picolés mexicanos com sede em Curitiba aposta no calor esperado para o verão de 2015/2016 e nas estratégias de vendas para alcançar um faturamento de R$ 30 milhões até o fim deste ano, com perspectiva de crescimento de 10% a 20% em 2016.

GALERIA: Veja como são feitas as palestas mexicanas

Para ampliar os lucros e atender à demanda, a empresa investiu R$ 7 milhões na elevação da capacidade de produção, que saltou de 800 mil para 1,8 milhão de unidades. Com isso, a fabricante poderá produzir até 1.600 delas em 20 minutos. Já a câmara fria tem espaço para armazenar até 1,5 milhão de doces.

O que justifica o otimismo do fundador da marca curitibana, Everson Ceschin, é a maior presença da Paleteca nas regiões Norte e Nordeste, que ocorrerá tanto pela instalação de novos franqueados quanto, principalmente, pela venda de produtos em freezers distribuídos em mercados, panificadoras e lojas de conveniência. Até o fim do ano, eles serão 300, enquanto que os pontos comerciais somarão mais de 90 franquias.

“Nós trabalhamos com números atingíveis. Fizemos um bom estudo sobre o mercado e diminuímos as expectativas em cima do que vínhamos desempenhando. Este é um momento econômico delicado”, pondera Ceschin.

Na pele

Ex-proprietário de uma marca de iogurtes congelados, a Yogumix, o empresário sentiu na pele a ascensão e queda de um modismo. Mas, para ele, as paletas não guardam o mesmo destino.

“O brasileiro nasceu tomando picolé, o que é diferente do iogurte congelado, que ninguém tinha experimentado. Os picolés fazem parte do nosso costume. E as paletas têm como vantagem o apelo mais natural, o que está bastante em alta”, afirma ele, que fundou a Paleteca em 2013 depois de conhecer o produto em uma viagem a Cancún.

Entre as estratégias para fisgar novos clientes estão a criação de uma linha de sorvetes em massa e outra de paletas fit, para os consumidores preocupados com o bem-estar, que terão opções de sabores como o detox. O lançamento ocorrerá em outubro.

A Paleteca possui uma fábrica em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e produz 25 sabores de picolés. Ao todo, são 23 pessoas na linha de produção, sendo que um coordenador e dois auxiliares de qualidade são haitianos.

Palitos prontos para ganharem as paletas | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

1 de 11

Palitos prontos para ganharem as paletas

Processo de resfriamento das paletas | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

2 de 11

Processo de resfriamento das paletas

Paletas ganhando forma e volume | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

3 de 11

Paletas ganhando forma e volume

15 minutos é o menor tempo para produzir 600 paletas | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

4 de 11

15 minutos é o menor tempo para produzir 600 paletas

30 minutos é o tempo máximo para produzir 600 paletas mescladas | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

5 de 11

30 minutos é o tempo máximo para produzir 600 paletas mescladas

Paletas quase prontas, após o processo de resfriamento | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

6 de 11

Paletas quase prontas, após o processo de resfriamento

Paletas prontas para serem embaladas | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

7 de 11

Paletas prontas para serem embaladas

Paletas na linha da empacotadora | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

8 de 11

Paletas na linha da empacotadora

Paletas na linha da empacotadora | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

9 de 11

Paletas na linha da empacotadora

Everson Ceschin - empresário - pronto para distribuir as paletas | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

10 de 11

Everson Ceschin - empresário - pronto para distribuir as paletas

Everson Ceschin - empresário - convidando para provar uma Paleteca | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

11 de 11

Everson Ceschin - empresário - convidando para provar uma Paleteca

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.