Mara Américo é dona da Mercearia Tropicale, aberta em 1994 no centro da capital. Hoje, esse tipo de negócio tem mais chance de sucesso nos bairros| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Em detalhes

Tem vontade de abrir outro negócio e não sabe onde há mais chances? Veja a relação de 50 potenciais negócios nos 75 bairros de Curitiba pelo link http://bitly.com/ZoWNq7.

CARREGANDO :)

Minimercado é o tipo de estabelecimento com maior potencial de abertura na Grande Curitiba, sendo destaque em 53 localidades, de bairros da capital paranaense a cidades da região metropolitana. Isso não significa, porém, que é possível abrir o empreendimento em qualquer um desses lugares com garantia de sucesso. Para uma potencialidade virar uma oportunidade, o empreendedor precisa conhecer outras variáveis do negócio, como concorrentes, perfil dos clientes e renda na região pretendida.

INFOGRÁFICO: Veja a localização potencial e dicas de negócio

Publicidade

O Sebrae-PR realizou um levantamento dos potenciais negócios dos 29 municípios que compõem a região metropolitana de Curitiba. Um recorte desse mapa aponta que os dez estabelecimentos com maior potencial em ordem decrescente são minimercado, centro automotivo, lanchonete, marido de aluguel, escola, limpeza e jardinagem, loja de conveniência, restaurante, creche, clínica estética/centro estético (conheça as recomendações sobre cada tipo de negócio no gráfico abaixo).

Outros tempos

Hoje um minimercado não é mais um potencial negócio no Centro de Curitiba. Mas já foi em 1994, quando Mara Américo pensou em largar seu emprego para empreender. Antes de abrir a Mercearia Tropicale, porém, Mara estudou a região para saber se o negócio iria dar certo.

"Antes de investir, eu e meu irmão estudamos a área por dois meses. Vimos a quantidade de casas no entorno e reparamos que não tinha, por perto, nenhum comércio de pequeno porte, só supermercados. Decidimos apostar", conta.

Conceitos

Publicidade

O Sebrae-PR explica que há diferenças entre potencialidade e oportunidade. A primeira é uma provável necessidade do mercado, mas não exatamente uma oportunidade, já que dependerá da vocação empreendedora do empresário para ser realizada. Já a oportunidade é a capacidade que a empresa tem em obter retorno financeiro ao atender um desejo de seu mercado-alvo.

Clique aqui e confira o infográfico em tamanho maior

Publicidade