Recentemente, o mercado de franquias começou a contar com mais uma medida que ajuda quem quer entrar nesse negócio. A prática de test drive de franquias está se tornando recorrente e trazendo resultados significativos para quem o adota. A ideia é simples: após uma pré-seleção, os candidatos a franqueados experimentam trabalhar numa loja da rede da franquia. O tempo de duração do programa é relativo, o suficiente para que o participante conheça todos os setores envolvidos no negócio. O objetivo do test drive serve tanto para o franqueado, que conhece as operações da loja antes de se tornar membro da rede, quanto para o franqueador, que pode analisar e selecionar com mais precisão o perfil dos seus parceiros.
“O test drive de um negócio é igual ao do carro: você vê se ele te dá segurança, se é confortável, se é aquilo que você esperava. Se sim, você faz a negociação”, explica Fernando Malucelli, franqueado da Ortodontic Center. Ele tinha se desligado da antiga empresa em que trabalhava e estava procurando uma opção de investimento quando encontrou a franquia. Malucelli afirma que essa “degustação” mostrou o que ele teria pela frente caso assumisse uma loja. “Me encantei pela mecânica do negócio, consegui me enxergar fazendo aquilo”. A segurança na proposta da empresa o incentivou a inaugurar a franquia, em setembro de 2016.
Na Dídio Pizza, em São Paulo, os treinamentos são feitos nos finais de semana, durante os horários com mais movimento. O objetivo é ser claro sobre a rotina de quem vai assumir esse negócio, explica o dono da franquia, Elidio Biazini. “Se a pessoa achar ruim trabalhar até tarde num domingo, por exemplo, já vai pensar melhor”. Ele conta que os futuros franqueados participam de todas as operações da loja, desde o atendimento ao cliente, até a entrega do pedido. Essa experiência ajuda na hora da negociação entre franqueador e franqueado, quando ambos analisam o resultado do test drive.
Para Osmar Dalquano Júnior, coordenador dos programas de varejo do Sebrae no Paraná, além do test drive, é importante que a pessoa que planeja adquirir uma franquia converse com outros franqueados, para entender como é a rede e o relacionamento dela com a franqueadora. “A franquia tem uma série de procedimentos que devem ser cumpridos para manter o padrão. O test drive e as conversas, ajudam a pessoa a entender se ela tem o perfil adequado para aquele ramo”. Ele ressalta que essas medidas são feitas numa fase final de negociação, quando os candidatos já passaram por uma triagem com análise cadastral e entrevista.