Uma das três startups selecionadas no Paraná para participar do programa Start-Up Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a curitibana Estacionamento Rotativo desenvolveu um aplicativo que pode se tornar um "cartão de Estar virtual" dos motoristas de todo o país. O programa permite ao motorista deixar o carro em estacionamentos rotativos mesmo sem o cartão.
A empresa foi uma das 62 selecionadas na segunda fase do programa, junto com as paranaenses Agenda Beleza e Cardio Care. As startups vão ser aceleradas o que significa que receberão incentivos para tirar a ideia do papel e receber bolsas de até R$ 200 mil, além de investimentos privados.
Na entrevista a seguir, o sócio-fundador do Estacionamento Rotativo, Dilermando Barbosa Jr., explica como funciona o "Estar virtual" e revela suas expectativas sobre o programa do governo.
O que é o Estacionamento Rotativo?
É um aplicativo de celular que permite ao motorista dar check-in na vaga de estacionamento e ter validada a sua estada no local. O agente de trânsito verifica, através do número da placa do veículo ou por um QR Code colado do vidro, se o carro está regulamento no local. Ainda não definimos a maneira da cobrança, mas ela pode ser feita por cartão de crédito para o período desejado ou pela compra de créditos antecipada.
Startups que têm como negócio ideias ligadas ao serviço público tendem a enfrentar mais burocracia para tirar o projeto do papel. Como vai ser no caso do Estacionamento Rotativo?
Tivemos a ideia do aplicativo vendo o que pedia o Rio Apps, competição de startups no Rio de Janeiro. Ano passado, o foco estava muito ligado em soluções para o trânsito e nos inspiramos para nosso projeto. Já entramos em contato com a Urbs, em Curitiba, e sabemos que teremos uma barreira grande pela frente, em todo o país. Esperamos que a visibilidade do Start-Up Brasil nos ajude a negociar com os órgãos públicos.
Além dessa visibilidade, qual a expectativa da equipe com o processo de aceleração?
Criamos um aplicativo que pode ser levado para qualquer cidade que tenha estacionamento rotativo. Queremos começar já a nível nacional e participar do programa vai permitir que nos dediquemos a um único projeto para torná-lo viável.