Nos últimos três meses, a Easy Carros viu seu faturamento dobrar. Criada em São Paulo, em 2015, a plataforma cresceu rápido. E explodiu, com a entrada de clientes corporativos. A previsão é fechar este ano faturando na casa dos R$ 20 milhões.
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Diferente de aplicações como Uber e 99, a Easy Carros não foca no transporte de passageiros. A startup paulistana trabalha com serviços automotivos. Pela plataforma, é possível contratar uma higienização do motor, troca de óleo ou lavagem a seco para o carro.
Não precisa de oficina. É tudo feito na casa do cliente. O pagamento é feito direto pela plataforma e o preço, tabelado. A ideia é garantir a praticidade e evitar surpresinhas desagradáveis na hora de pagar.
A ideia foi bem recebida. A Easy começou em São Paulo, no início de 2015, e fechou aquele ano em quatro estados. Hoje, são 14, mais o Distrito Federal.
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O CEO e fundador da Easy Carros, Fernando Saddi, atribui o sucesso à fragmentação do setor. Embora a oferta de serviços automotivos seja bastante comum, o consumidor normalmente se vê numa encruzilhada.
O cliente hoje só tem duas opções. Ou ele vai numa concessionária, onde os preços são altos. Ou em uma pequena; onde não tem ideia da qualidade do serviço.
A estratégia da Easy Carros é operar num meio termo. Pegar os bons profissionais disponíveis no mercado e levar até a casa do cliente. Os preços variam entre R$ 32 (lavagem interna) e R$ 269 (polimento) na tabela mais básica, para carros pequenos.
Rumo aos R$ 20 milhões
No início deste ano, a Easy teve sua grande sacada. A demanda surgiu de um cliente, que usava a plataforma em casa, mas tinha um problema muito maior: cuidar da frota da empresa.
Com dois mil carros espalhados pelo Brasil todo, a matriz tinha muitas dores de cabeça na hora de gerenciar a manutenção disso tudo. Eram problemas na hora de pagar e dificuldade até de encontrar concessionárias, em algumas cidades.
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Numa indústria fragmentada, a Easy Carros cresceu rapidamente. Em um de seus clientes, a Azul Linhas Aéreas, começou operando em duas cidades. Hoje, a plataforma cuida da frota da Azul em nove aeroportos.
Em três meses, a startup dobrou de faturamento. A perspectiva hoje é fechar com R$ 20 milhões. O serviço corporativo já está presente em mais de 60 cidades, e há perspectiva de expandir para outros países.
Gestão inteligente
A Easy Carros agora trabalha em aprimorar a gestão das frotas. A aposta da empresa é em uma inteligência artificial, abastecido com dados de todos os veículos dos clientes.
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A coleta de informações é bem simlpes. Em média, os carros são limpos uma vez por semana. Na hora da limpeza, o parceiro aproveita para fazer um checklist do veículo.
Estas informações vão para um banco de dados e, do outro lado, o robô trabalha. A ideia é aprimorar esta inteligência artificial para saber exatamente qual o calendário de manutenção. A ideia é ter uma gestão eficiente, sem gastar dinheiro trocando peças antes da hora. Mas, principalmente, para fazer manutenção no carro antes que seja tarde demais.
O futuro é promissor
Quando olha para a frente, a Easy Carros é otimista. O portfólio de clientes já tem alguns gigentes, como a Bimbo, responsável pelas marcas Pullman e Nutella; o grupo Bandeirantes; a companhia Aérea Azul e a Movida, uma das maiores empresas de locação de carros do país.
Além disso, há um movimento da indústria automotiva que conta a favor. “Em torno de 15% a 20% dos carros já estão nas mãos das empresas. A gente vê este aumento drástico, porque as pessoas vão deixar de ter carros e só usar quando necessário”, analisa Saddi.
É a lógica millenial, que tem impulsionado a tal economia colaborativa. O carro é cada vez mais visto como um serviço, e menos como um bem. Não por acaso, um dos principais clientes da Easy Carros, hoje, é a Movida. A locadora, por sua vez, viu a demanda crescer, nos últimos meses, graças aos motoristas dos aplicativos.
Atualmente, a Easy Carros conta com uma equipe de 44 pessoas.
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