Trocar experiências e descobrir novas atividades é um dos objetivos da economia colaborativa, segmento econômico no qual a startup curitibana Bliive está inserida. A empresa, recém premiada no HUB Fellowship, programa de capacitação do Impact HUB, dá a possibilidade de usuários se conectarem para oferecer uns aos outros atividades, com base apenas na troca o modelo já conquistou 10 mil usuários de 46 países em menos de seis meses. A startup vai agora representar o Brasil no Creative Business Cup, competição global de negócios na área de economia criativa, que é realizado na Dinamarca.
Funciona assim: o usuário se cadastra e informa o que teria para oferecer, como por exemplo, uma hora de conversação de inglês, a formatação de computadores ou um passeio com cachorro. Esse tempo destinado a fazer algo por alguém se transforma em uma moeda, que na rede social se chama TimeMoney. Com esse TimeMoney, o usuário pode então realizar trocas com alguém que ofereça o que ele precisa.
A fundadora e CEO da Bliive, Lorrana Scarpioni, conta que a ideia surgiu depois que viu dois documentários. "Um era sobre economia alternativa e o outro sobre projetos de colaboração na internet e financiamento colaborativo. Depois dessas influências, por volta de maio de 2012, tive a ideia de uma rede de colaboração online de troca de tempo, para trocar experiências", conta.
Com menos de seis meses no ar, a rede já conta com mais de 500 trocas realizadas e outras 2,8 mil já iniciadas. No início, a rede atuava por convites, mas agora está aberta para todos os usuários. Durante oito meses a startup passou pelo HUB Fellowship, com acesso a mentorias e treinamento. "Um dos pontos que chama a atenção na Bliive é a escalabilidade rápida, que permite gerar impacto em pouco tempo. É um negócio de tendência dentro da economia criativa", analisa Jessica Maciel, articuladora e cofundadora do Impact HUB Curitiba.
Mais que uma rede social aberta ao público, o Bliive também oferece soluções para empresas. Com a plataforma, a empresa pode permitir aos funcionários que troquem tempo entre eles.
Conheça o Bliive: http://bliive.com
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast