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| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) estão ajudando três empresas canadenses que querem entrar no mercado brasileiro. Eles prestam consultorias em análise de mercado e fazem a prospecção de possíveis clientes para que os canadenses possam se instalar e começar a vender no Brasil. O projeto é uma parceria com a TECEdmonton, aceleradora ligada à Universidade de Alberta, no Canadá, que busca formar e expandir negócios locais.

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O tamanho do mercado brasileiro e a possibilidade de ganhar escala atraíram as empresas canadenses. “São empresas de pequeno porte que conseguiram desenvolver produtos interessantes, mas que encontram uma pequena demanda no Canadá”, afirma o coordenador do projeto, professor João Gustavo Ritter. As empresas também buscam entrar no México e no Chile.

Em todos os países, os estudos de mercado e viabilidade estão sendo feitos em parceria com universidades locais. Além de os serviços das grandes consultorias custar caro, os alunos possuem networking e conhecimento do mercado local que facilitam a prospecção de clientes. “Eles vão direto na fonte, pois são filhos, sobrinhos ou conhecem os diretores de empresas da cidade”, diz Ritter.

Prática

O projeto é também uma possibilidade de os estudantes colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. Na primeira etapa, que está em fase de execução, eles estão verificando se existe mercado para as empresas canadenses. Eles vão até possíveis clientes apresentar o negócio e fazer a prospecção.

Se confirmado que haverá mercado, os alunos vão fazer estudos de viabilidade para indicar qual a melhor maneira de entrada no mercado brasileiro. As empresas podem vir a se instalar no Brasil, exportar seus produtos ou fechar parcerias com fornecedores locais.

Perfil

Uma das empresas que está visando o mercado nacional é a Levven. A startup canadense de eletrônica cria projetos de espaços responsivos para organizações e residências. Entre as soluções está um controle de energia que dispensa a instalação de fios elétricos e funciona a 75 metros de distância. Os receptores são instalados dentro da caixa elétrica e funcionam com interruptores sem fio para ligar e desligar dispositivos elétricos.

Outro negócio que também participa do programa é o Spieker Point. A empresa desenvolveu um sistema que usa técnicas de automação e análise preditiva para ajudar clientes corporativos a detectar problemas no fluxo de trabalho, como a perda de dados. A solução atende tanto indústrias quanto hospitais.

Já a CNC Industries atua no desenvolvimento de peças e equipamentos para as indústrias de mineração, extração de petróleo e construção civil.

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