A produção científica transformada em inovação e tecnologia é uma das apostas do setor produtivo para ganhar competividade no mercado nacional e nas exportações. Dois eventos devem colaborar para a aproximação de empreendedores e pesquisadores, esclarecendo as possibilidades e condições das parcerias desenvolvidas pelas universidades e centros de pesquisa.
Na próxima quinta-feira, dia 23, o Sistema Fiep e a Fundação Araucária promovem o seminário Sistema Indústria, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Empresas, com apresentação de boas práticas, nacionais e internacionais, sobre valoração e transferência de tecnologia, além de informações atualizadas sobre o cenário nacional na área de ciência, tecnologia e inovação. Além dos painéis de discussão, os participantes poderão fazer um minicurso sobre Pesquisa em Bancos de Patentes, que será ministrado pelos especialistas do Núcleo de Propriedade Intelectual (Nopi) do Senai no Paraná. O encontro será no câmpus da indústria da Fiep, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.senaipr.org.br/para-empresas/EventAgenda27120content260929.shtml. Mais informações pelo telefone (41) 3271-7429 ou pelo e-mail campusdaindustria@fiepr.org.br.
Treinamento
De 10 a 14 de novembro, o Tecpar sedia o programa de treinamento O Sucesso no Licenciamento Tecnológico, para capacitação de empreendedores e empresários na negociação e transferência de tecnologia para o setor produtivo. Entre os temas debatidos está a inovação, a propriedade intelectual e a legislação brasileira para regulação das relações de empresas públicas e privadas.
O programa é voltado a empreendedores, microempresários e representantes de pequenas, médias e grandes empresas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link bit.ly/1s0f5zb. Mais informações pelo site www.portalfortec.org/eventos.php.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast