A trajetória do curitibano Pedro Chiamulera é um exemplo para aqueles que sonham em empreender, mas ainda não foram impactados por uma grande ideia. O fundador da empresa de tecnologia ClearSale prova que as características de um profissional que leva a empresa ao sucesso podem ser alimentadas antes mesmo da grande oportunidade de negócio aparecer. No caso dele, elas se desenvolveram ainda na adolescência, quando foi tomado pelo sonho de competir nas Olimpíadas.
Pedro Chiamulera nasceu em Curitiba e, a exemplo do irmão mais velho, começou a treinar no atletismo. O irmão competia na modalidade de salto com vara e ele, na corrida com obstáculos. Chiamulera conseguiu fazer a relação entre a rotina e os resultados obtidos pelo irmão no esporte e, assim, planejou suas próprias ações e estratégias para chegar onde planejava.
“Vendo meu irmão, eu percebi que poderia fazer mais, treinar mais pesado e por mais horas no dia. Assim, analisei o quanto tinha que me esforçar para chegar até o meu sonho: as Olimpíadas”, afirma. O ingresso em uma equipe nacional lhe rendeu a oportunidade de treinar nos Estados Unidos– o que também lhe permitiu, lá fora, conhecer mais sobre computação.
O sonho de ser um atleta olímpico se concretizou em 1992, nos jogos de Barcelona, e em 1996, em Atlanta. Chiamulera correu nas provas de 100 e 400 metros com barreiras, mas não chegou a ganhar medalhas. Nesse meio tempo, despertou o interesse por outra área: a de tecnologia. Em 1993, adquiriu o diploma em Ciências da Computação pela Point Loma Nazarene College, de San Diego.
Barreiras no mercado
De volta ao Brasil, Pedro Chiamulera foi contratado para desenvolver o sistema de prevenção de fraudes de uma grande loja de departamentos e começou a formar sua rede de contatos na área. Com o mesmo olhar analítico que usou para montar sua rotina de treinos, percebeu a oportunidade de empreender na gestão de riscos para empresas de e-commerce, segmento que começava a se expandir no início dos anos 2000.
Foi assim que ele desenvolveu um software próprio para a área e fundou a ClearSale, em 2001. O início não foi fácil. Chiamulera aliou o conhecimento técnico que tinha na área com as competências desenvolvidas na vida no esporte. O problema é que, mesmo com uma rotina organizada e com foco em resultados, a experiência em gestão deixava a desejar.
Para piorar, com o aquecimento do mercado de tecnologia, em 2005, muitos funcionários deixaram a empresa, atraídos por salários maiores. Nesta época, o faturamento da ClearSale não passou de R$ 600 em alguns meses.
Inovação
Foi o amigo Bernardo Lustosa quem trouxe a luz que faltava para a empresa. Lustosa tinha a experiência necessária para organizar o rendimento e alavancar o crescimento dos negócios. Nessa época, Chiamulera conseguiu recorrer à computação em nuvem para incrementar o software da empresa. Assim, o sistema começou a ganhar espaço por ser mais prático e ágil.
Os amigos transformaram a parceria em uma sociedade que, desde 2008, gerou resultados suficientes para situar a ClearSale como líder em gestão de risco de fraude em e-commerce. Hoje, eles atendem 80% das transações do e-commerce brasileiro. Em 2015, o faturamento da empresa foi de R$ 78 milhões.
O lado atleta de Chiamulera ainda é muito forte. Ele aplica as lições da vida esportiva no seu jeito de expressar e organizar o mundo dos negócios. “Eu competia individualmente, mas tinha um time de profissionais que me ajudava. Na ClearSale foi assim também. Eu tinha o sonho e muitas ferramentas, mas só quando o Bernardo entrou na empresa que nós nos tornamos um time e conseguimos virar o jogo”, diz.
O CEO afirma que o trabalho de toda a sua equipe é motivado pelo propósito coletivo de acabar com a fraude online no país. É isso que faz a empresa atuar com qualidade em todas as etapas, reforça.
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