O Corpo de Bombeiros do Paraná lançou um sistema eletrônico que simplifica a concessão de licença na abertura de empresas no estado. Chamada de Prev Fogo, a ferramenta permite que negócios de baixo risco consigam o documento prévio de licenciamento da instituição automaticamente pela internet.
Com o documento em mãos, o empreendedor já pode abrir as portas do seu estabelecimento legalmente, enquanto aguarda o agendamento da vistoria final feita in loco. Em 2014, o processo chegou a levar de um a três meses e atualmente estava demorando, em média, quatro dias.
Veja cursos e palestras para empreendedores em Curitiba
A única exigência para obter a licença prévia pela internet é ser um negócio de baixo risco de até 200 m², caso de 80% das solicitações de vistorias para obtenção de alvará que chegam ao Corpo de Bombeiros do Paraná. Empresas quem armazenem mais de 90 quilos de gás de cozinha (GLP) ou mais de 250 litros de líquidos inflamáveis não são consideradas atividades de baixo risco, por exemplo.
A ferramenta Prev Fogo funciona em 206 dos 399 municípios no estado. O empresário precisa preencher um cadastro com informações sobre a empresa e, automaticamente, obtém o licenciamento prévio e pode fazer o agendamento automático de vistoria.
Até o fim do ano, o Prev Fogo deve ser incorporado ao Empresa Fácil Paraná, sistema de abertura, alteração e baixa de empresas no estado. Com a integração, o empreendedor não precisará entrar no site do Prev Fogo e fará todo o processo de solicitação de licença através do Empresa Fácil.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast