Ter chegado ao nível dois de obesidade foi a gota d’água para a fisioterapeuta dermato-funcional Edivana Poltronieri querer mudar de rotina. Preocupada com a saúde, ela estava decidida a emagrecer. Havia perdido as contas de quantos regimes frustrados tinha deixado para trás até decidir apostar em um cálculo novo: a fórmula que a levaria a perder peso rápido - e a faturar alto.
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Edivana buscou pesquisas e estudou o próprio caso para criar um método próprio de emagrecimento. Com ele, ela não apenas perdeu 24 quilos em três meses, sem nenhum medicamento, como também lançou um lucrativo negócio para auxiliar outras pessoas com a ideia. Nascia a Brand’s Essential. A empresa, fundada em 2015, atingiu no ano passado um faturamento de R$ 10 milhões.
Ao ver sua rápida perda de peso, vários amigos de Edivana quiseram saber qual era a nova dieta da fisioterapeuta. Ela não fez segredo. Convidou colegas para testarem o método, já explicando do que se tratava: uma fórmula que integrava reeducação alimentar, suplementação de vitaminas, tratamentos estéticos e acompanhamento diário com nutricionista e psicólogo. Estes eram os cinco passos do que a profissional chamou de 5S.
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O número de interessados cresceu tanto que a fisioterapeuta, do Espírito Santo, abriu uma página no Facebook para divulgar o 5S e lançou um projeto com um grupo grande. “Era bem comum encontrar participantes que perdiam entre 10 e 15 quilos por mês”, conta a empresária.
A base científica do método
O método nasceu focado em um estudo que Edivana encontrou sobre a inflamação do hipotálamo, órgão do sistema nervoso que controla a fome e costuma inflamar mediante o consumo exacerbado de gordura saturada. A empreendedora partiu desta pesquisa para buscar alternativas que pudessem tratar essa inflamação.
A fase de testes, da qual ela mesma participou, levou um ano. Ao todo, 40 pessoas, entre homens e mulheres, de 16 a 63 anos, conseguiram emagrecer. O Método 5S foi o primeiro e o principal produto da empresa que estava nascendo. Aberta sob o formato de uma incubadora de técnicas e produtos de estética, a Brand’s Essential foi criada com o objetivo de capacitar profissionais das áreas de estética, nutrição e emagrecimento para a aplicação da fórmula de Edivana.
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Hoje funciona assim: quando a clínica recebe o curso, passa a ser credenciada à empresa de Edivana e está apta para aplicar o 5S em seus clientes. O paciente que participa do programa de emagrecimento em uma unidade parceira desembolsa entre R$ 4,5 mil e R$ 6 mil por semestre – a duração mínima é de três meses – e tem apoio diário de uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, psicólogo, profissionais de estética, coach e educador físico.
Expansão
Com mais de 700 clínicas credenciadas em 26 estados do Brasil, a Brand’s Essential já formou por volta de 784 profissionais aqui e também em outros países, como Bolívia, Estados Unidos, Paraguai, Portugal, e Uruguai. A empresa, que já chegou a oferecer produtos para a pele, hoje está focada em pesquisar e desenvolver soluções exclusivamente para o emagrecimento.
Às unidades parceiras, a incubadora oferece treinamentos periódicos, descontos em produtos exclusivos do método, convenções anuais, consultorias e suporte de marketing. A taxa de licença para a adesão à marca custa a partir de R$ 28 mil.
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A sede, que fica em Serra, na Região Metropolitana de Vitória, tem 46 funcionários diretos e 20 indiretos. Sob o cargo de diretora de Pesquisa e Desenvolvimento, Edivana é quem coordena este time. Para a empresária – que também é professora há 15 anos e, antes de criar seu método para emagrecer já rodava o Brasil falando de saúde e bem estar – poder ensinar uma proposta que ela mesma desenvolveu está entre os maiores prazeres desta empreitada. “Uma grande descoberta como essa precisava ser compartilhada!”, diz.
Apesar de seu negócio ter crescido muito em pouco tempo, a fisioterapeuta não deixa de acompanhar o setor e está na empresa todos os dias. “Minha rotina é extremamente desafiadora e prazerosa. Estudo e me desenvolvo sempre”, conta. E é nesse ritmo e disposição que a empreendedora pretende continuar expandindo seu trabalho. A previsão é que, em 2017, a incubadora feche o orçamento na casa dos R$ 15 milhões.
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