Business Model Canvas é um nome longo para uma técnica simples de apresentação de um plano de negócios. Chamado também de BMC ou apenas Canvas, o método consiste em uma planilha dividida em nove campos que, preenchidos, dão um panorama geral do funcionamento da uma empresa, especialmente as menores. Empresas como General Electric, MasterCard, Nasa e Adobe usam a ferramenta.
"Ela substitui o plano de negócios convencional, que é complexo e pode não funcionar tão bem em empresas de menor porte. O Canvas acaba facilitando a vida", explica o professor da área de negócios do Centro Europeu, Aleksander Avalca, sócio da consultoria Kaminski Avalca.
Tão importante quanto o Canvas pronto é o seu processo de construção. "O grande diferencial é conseguir colocar no papel uma visão completa do negócio, com aspectos que o pequeno empresário costuma não pensar. O processo gera uma reflexão mais profunda", aponta Avalca.
Para a consultora Marielle Rieping, do Sebrae-PR, a técnica tem outras aplicabilidades. O documento pode ser usado na apresentação da empresa para parceiros e clientes. Também ajuda o empresário a pensar seu negócio e sua proposta de valor e contribui para identificar novos mercados, que podem ser explorados no futuro.
Ferramenta
A iEA Editora começou a usar o Canvas desde o início, em março de 2014, especialmente para organizar melhor as informações referentes ao negócio. "Os projetos ficaram mais organizados. A ferramenta tem ajudado na análise da viabilidade e das condições para produção de um novo produto", conta o sócio-fundador Marlon Soares. Para o empresário, a falta de um sistema para gestão das ideias aumenta a risco de que se percam no meio do caminho. "Colocar tudo no papel nem sempre é suficiente para o gerenciamento. Precisávamos de algo mais visual."