• Carregando...
Marlon Soares: “Canvas ajudou na formatação do negócio” | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Marlon Soares: “Canvas ajudou na formatação do negócio”| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Ferramentas

Aplicativos facilitam montagem de modelo

Vários aplicativos permitem a construção do Canvas em celulares e tablets. Um deles foi montado pelo próprio Sebrae. "O Sebrae Canvas possui um design inovador, interface intuitiva e rápida. O usuário poderá criar quantos modelos forem necessários e salvar", diz a consultora Marielle Rieping. O app está disponível gratuitamente para iPhones e iPads. Outra ferramenta é a Strategyzer, que roda apenas em computadores. A vantagem desse formato é usar um layout pronto e compartilhar um mesmo arquivo para vários usuários. Esse programa é pago e está disponível em diferentes planos.

Artigo

Fórmula simples para organizar o seu negócio

Quando a vontade de empreender encontra uma boa ideia, nasce a potencial semente de um negócio promissor. Por mais que você possa ter boas ideias no banho ou no carro, organizar e pensar nas instâncias que podem afetar seu negócio – bem como as que ele afetará – é essencial. A bibliografia sugere diferentes ferramentas de como colocar sua ideia no papel. A mais famosa delas é o plano de negócios, famoso documento que detalha as características da futura empresa, com informações sobre o produto/serviço, mercado, tipos de clientes, e muito mais. O Canvas, no entanto, surge como uma nova ferramenta para ajudar empreendedores iniciantes.

Proposto em 2004 pelo empresário e estrategista Alexander Osterwalder, o Business Model Canvas tem um objetivo bem simples: mostrar, em apenas uma folha, as vertentes básicas de um modelo de negócio. A estrutura também é simples: abrange nove setores (segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento, receitas, estrutura de custos, parceiros, atividades e recursos), que fazem parte de quatro pilares (oferta, cliente, infraestrutura e finanças).

Dado que todo novo modelo proposto pode – e deve – ser moldado com o tempo, fica fácil para o empreendedor pontuar todas as principais características do negócio e alterá-las quando julgar necessário. O modelo também ajuda na explicação para investidores e consultores.

Henrique Tormena, coordenador regional Endeavor PR

Business Model Canvas é um nome longo para uma técnica simples de apresentação de um plano de negócios. Chamado também de BMC ou apenas Canvas, o método consiste em uma planilha dividida em nove campos que, preenchidos, dão um panorama geral do funcionamento da uma empresa, especialmente as menores. Empresas como General Electric, MasterCard, Nasa e Adobe usam a ferramenta.

INFOGRÁFICO: Saiba como aproveitar melhor a ferramenta Canvas

"Ela substitui o plano de negócios convencional, que é complexo e pode não funcionar tão bem em empresas de menor porte. O Canvas acaba facilitando a vida", explica o professor da área de negócios do Centro Europeu, Aleksander Avalca, sócio da consultoria Kaminski Avalca.

Tão importante quanto o Canvas pronto é o seu processo de construção. "O grande diferencial é conseguir colocar no papel uma visão completa do negócio, com aspectos que o pequeno empresário costuma não pensar. O processo gera uma reflexão mais profunda", aponta Avalca.

Para a consultora Marielle Rieping, do Sebrae-PR, a técnica tem outras aplicabilidades. O documento pode ser usado na apresentação da empresa para parceiros e clientes. Também ajuda o empresário a pensar seu negócio e sua proposta de valor e contribui para identificar novos mercados, que podem ser explorados no futuro.

Ferramenta

A iEA Editora começou a usar o Canvas desde o início, em março de 2014, especialmente para organizar melhor as informações referentes ao negócio. "Os projetos ficaram mais organizados. A ferramenta tem ajudado na análise da viabilidade e das condições para produção de um novo produto", conta o sócio-fundador Marlon Soares. Para o empresário, a falta de um sistema para gestão das ideias aumenta a risco de que se percam no meio do caminho. "Colocar tudo no papel nem sempre é suficiente para o gerenciamento. Precisávamos de algo mais visual."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]