Um evento para inspirar o empreendedorismo de alto impacto. É com esse objetivo que a Escola de Negócios da Universidade Positivo (UP), com apoio do projeto Empreender-PME da Gazeta do Povo, realiza o Fórum Internacional de Sustentabilidade e Empreendedorismo (Empresar 2013), entre os dias 27 e 28 de maio.
O Empresar 2013 vai trazer 12 palestrantes internacionais especializados em diversos temas referentes ao empreendedorismo de alto impacto. De acordo com João Carlos da Cunha, diretor da Escola de Negócios da UP e coordenador-geral do evento, o desenvolvimento de startups empresas iniciantes de base tecnológica será um dos temas principais do evento. "Queremos responder a uma pergunta importante: como transformar uma startup em uma empresa de sucesso nacional e internacional", destaca.
Para responder a essa pergunta, especialistas e empresários vão apontar caminhos e estratégias aos empreendedores participantes. No primeiro dia do evento, entre 19 e 21 horas, a sessão plenária "Empreendedorismo de Alto Impacto" vai trazer três CEOs de empresas inovadoras, entre elas a curitibana Akiyama Soluções Tecnológicas.
O empresário Ismael Akiyama, que também é um empreendedor Endeavor, vai mostrar o que fez para tornar a empresa uma das que mais crescem no país. Fundada em 2005, a Akiyama fornece soluções de tecnologia para o mercado de segurança.
De lá para cá, a empresa passou de três funcionários para quase 70, difundindo a tecnologia do cadastro biométrico, utilizado nas eleições brasileiras pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de instituições bancárias como o Banco do Brasil e a Caixa. "Pretendo apresentar os erros que cometi e as dificuldades por que passei, para inspirar outros empreendedores", salienta.
Horários
Dias 27, das 12 às 22 horas, e 28 de maio, das 9 às 17h30, na Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido). Inscrições devem ser feitas pelo site www.up.com.br/empresar
Currículo
Confira a lista de palestrantes da Empresar 2013:
Ricardo Catto
Tem 25 anos de experiência profissional em Consultoria Empresarial nas áreas de TI e redesenho de processos. É consultor da Ernst & Young Terco.
Egon Moesby
Professor associado da faculdade de Engenharia e Ciências de Aalborg, na Dinamarca. Tem uma cadeira na Unesco ligada ao método de aprendizagem baseada em problemas (PBL, na sigla em inglês).
Mollie Painter-Morland
Diretora do Instituto DePaul de Negócios e Ética Profissional, da Universidade DePaul, de Chicago, EUA.
Renne Ben-Israel
Integra, desde 1988, a Yissum, uma das maiores empresas de transferência de tecnologia. É responsável pela administração de seu portfólio de propriedade intelectual.
Troy Heffernan
Diretor do Centro Internacional da Escola de Negócios de Plymouth, do Reino Unido. Atua também como consultor industrial nas áreas de pesquisa e estratégia internacional.
Simon Payne
CEO e fundador do International Entrepreneurship Center, de Boston, EUA. Em 1992, foi indicado como professor sênior da Escola de Direito da Universidade de Plymouth, Reino Unido, e se tornou diretor da instituição em 2004.
Hans Wahl
Diretor do Programa de Empreendedorismo Social do Insead, em Fontainebleau, França.
Amir Rezaee
Professor de Finanças da Escola de Negócios ISG, Paris, França e membro de um projeto de pesquisa financiado pelo governo francês focado em questões relativas a financiamento de PMEs.
Christophe Peron
Diretor de operações para a América do Norte da CrossKnowledge e tem mais de 17 anos de experiência em start ups e empresas internacionais de sucesso.
Bob Caspe
CEO e investidor do Caspe Group LLC, uma consultoria que auxilia no crescimento e no direcionamento estratégico de várias startups.
Enio Pinto
Fundador do IEC, com mais de 15 anos de experiência em marketing e vendas, além de mercados internacionais.