O varejo vai onde o mercado está. E se ele estiver nas cidades de médio e pequeno porte, com até 150 mil habitantes, é lá que as empresas irão buscar clientes para sustentar seus planos de expansão. Atentos ao potencial desses novos mercados, marcas franqueadoras procuram investidores para ampliar suas operações, ao mesmo tempo em que o modelo franchising se apresenta como alternativa para expandir empresas que têm atuação ainda limitada às suas regiões geográficas.
Na avaliação de entidades ligadas ao empreendedorismo e ao franchising, o interior pode dar e receber mais. Pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional em 2014 revela que apenas 25% das marcas franqueadoras ligadas à Associação Brasileira de Franchising ABF) têm origem em cidades do interior. A grande maioria – 75% – nasceu e está presente nas capitais.
O levantamento identificou o potencial de consumo fora das capitais e regiões metropolitanas: R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no país. “São dados que podem nortear expansões de marcas e negócios, em vias de mão dupla, com estímulo a novos franqueados e franqueadores”, observa a diretora da Regional Sul da ABF, Fabiana Estrela.
Para contribuir para a expansão desse modelo de negócio, Sebrae e ABF estabeleceram uma parceria para oferecer cursos de capacitação para investidores e empreendedores em 120 cidades brasileiras até 2016. O programa “Entendendo o Franchising” tem 8 horas de duração, é gratuito e deve atingir 25 mil pessoas em 337 aulas realizadas em 19 estados.
A proposta é esclarecer dúvidas sobre o modelo de franquia, da gestão aos custos de implantação, análise de oportunidades e aspectos legais. Até agora, em 57 turmas ministradas em 51 cidades, o número de alunos foi 15% maior do que o esperado, indicando um alto interesse do mercado na capacitação.
Vantagens
A concentração de renda, a baixa concorrência e os custos operacionais mais amigáveis são vantagens que os consultores apontam para a instalação de uma franquia em cidades menores. “Em um período de economia instável, o investidor busca minimizar riscos e o franchising tem essa característica, por ser um modelo já testado pela marca original. Em uma cidade com ambiente favorável, o risco é menor”, explica o consultor Osmar Dalquano Júnior, coordenador do setor de varejo do Sebrae-PR.
Entre os segmentos de maior potencial para investimentos no interior, Dalquano cita a área de serviços, como alimentação, higiene pessoal e beleza, além de formação profissional. “O mercado amadureceu muito nos últimos anos, com a própria evolução do modelo e a entrada de players internacionais no país. Isso mudou muitos parâmetros e conceitos do modelo que pode ser vantajoso para quem compra e para quem vende a franquia”, diz.