Entre os dias 12 e 15 de junho acontece em São Paulo a ABF Franchising Expo, atualmente a maior feira de franquias do mundo. 470 expositores estarão disputando a atenção de mais de 60 mil visitantes em busca da realização de seu sonho pessoal, a montagem da franquia certa e em acordo com seu perfil.
Trata-se de uma grande oportunidade para encontrar pessoalmente e num lugar só as principais empresas deste pujante setor. Por outro lado, não é nada fácil separar o joio do trigo e encontrar o negócio adequado para seu perfil. Afinal de contas, investir numa excelente franquia talvez seja o melhor negócio disponível no momento para o investidor de perfil empreendedor e com habilidades gerenciais. Mas também há um grande número de empresas mal formatadas, lideradas por pessoas despreparadas na condução de um negócio integrado e em rede.
Em 1999, ao ocupar uma das diretorias da Associação Brasileira de Franchising, propus à instituição os critérios para a classificação de franquias e de fornecedores nos Guias Oficiais, objetivando oferecer maior transparência ao setor. E publiquei o livro Como Escolher a Franquia Certa, pela Editora Atlas, cujos conceitos e metodologias passaram desde então a ser seguidas. Grandes grupos passaram a se sentir mais seguros e começaram e entrar em peso no mercado de franquias. Bancos públicos passaram a reconhecer o menor risco e a financiar franquias em 2003. Seguindo o princípio da busca pela transparência (disclosure em inglês), o Brasil se tornou o segundo país do mundo em número de franqueadores. Olhando para trás, nada ocorreu por acaso.
*Daniel Alberto Bernard, diretor geral da NetplaN Consultoria, coordenador da Câmara Setorial de Franchising da ACP e consultor do BID.