Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
MPE Brasil 2015

Gestão rende prêmio nacional para empresa de Cornélio Procópio

 | Divulgação/

Com sede em um município com menos de 50 mil habitantes e uma equipe de 32 funcionários, a paranaense CDS Informática criou há sete anos um departamento de qualidade dentro da empresa para testar produtos e processos. A medida foi o pontapé inicial de uma série de boas práticas de gestão que foram implementadas ao longo do tempo para gerar competitividade ao pequeno negócio localizado em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro paranaense.

Além de trazer mais de 800 clientes, as práticas adotadas fizeram com que a empresa fosse reconhecida nacionalmente por sua excelência em gestão e capacidade de inovação. A CDS Informática venceu a edição 2015 do Prêmio Nacional de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas na categoria Serviços de Tecnologia da Informação (TI), maior premiação do gênero no país que anunciou os vencedores na semana passada, em Brasília.

O prêmio reconhece os pequenos negócios que adotam boas práticas de gestão. As empresas são avaliadas com base nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que leva em conta 13 fundamentos e oito critérios relacionados à administração.

O proprietário da CDS Informática, Carlos dos Santos, conta que até o início do ano passado sequer conhecia o prêmio e que a candidatura foi uma forma de ser reconhecido pelo que já fazem há anos. A preocupação com a administração sempre foi uma premissa da empresa, que começou com apenas dois computadores e um cliente.

Sem investidores ou aportes financeiros, os três proprietários – Carlos dos Santos, Leandro dos Santos e Dulce Romano, todos da mesma família -–sabiam que buscar as tecnologias mais modernas em softwares não seria suficiente para ganhar mercado. A aposta foi prestar um atendimento superior aos grandes players do mercado, se moldando à necessidade de cada cliente.

Para isso, tiveram que estabelecer processos de gestão bem delineados para ganhar em eficiência. Parte fundamental desse processo foi selecionar duas pessoas para dedicação exclusiva à qualidade dos processos e produtos. Essas pessoas cuidaram de engajar todos os funcionários da empresa na adoção das melhores práticas que resultassem, por exemplo, em um suporte mais rápido ao cliente – o tempo de espera caiu de até dois dias para menos de 24 horas. “É um trabalho de cultura organizacional”, diz Santos.

Na premiação, o fomento da liderança foi enfatizado como um grande diferencial da CDS Informática. O proprietário explica que todos os funcionários foram mobilizados a adotar os pilares de qualidade e excelência em gestão e que, com isso, a empresa ganhou muito mais em troca de conhecimento e informação. “As pessoas se preocupam mais em mostrar um relatório, discutir resultados”, conta Santos.

Outra vantagem competitiva que a gestão trouxe foi a possibilidade de moldar o produto oferecido a cada cliente em até 15 dias. “Procuramos desenvolver um versão melhorada do software a cada semana”, diz Santos, que mostra que a inovação está ao alcance dos pequenos negócios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.