O início de ano é uma ótima oportunidade para revisar o planejamento da empresa. Renan Kaminski, da KaminskiAvalca Consultoria Empresarial, que ministra cursos em Curitiba sobre planejamento, elencou pontos importantes para um bom planejamento. Confira as principais dicas.
Defina objetivos
É extremamente importante para qualquer empresa começar o ano com objetivos e metas muito bem definidas. Para tal, são necessários quatro passos:
1) Analise a evolução da empresa nos últimos anos: o que deu certo, o que deu errado, como podem ser feitas melhorias.
2) Trace uma visão geral para dois ou três anos à frente. Esta visão geral vai definir quais são os desafios da empresa, seja simplesmente aumentar as vendas, profissionalizar a gestão ou ampliar a atuação, por exemplo.
3) Defina objetivos e metas a serem alcançados. A partir da visão geral de futuro, o empresário precisa transformar isso em objetivos mensuráveis como, por exemplo, um faturamento de X%, um aumento no número de clientes em Y%, e assim por diante. Essas metas têm de ser muito claras e com prazo definido.
4) A partir dessas metas, a empresa deve definir de que modo vai alcançá-las. Devem ser criados planos de ação para a implementação das estratégias.
Dica importante: depois de definidas metas e ações, o empresário deve monitorá-las durante o ano.
Planejamento financeiro
Por mais que o dia a dia da empresa pareça uma montanha-russa, é possível ter ao menos uma ideia do que se deseja do ponto de vista financeiro:
1) Faça a previsão das despesas fixas e de possíveis investimentos. Considere todas as despesas ligadas à estrutura da empresa, tais como aluguel, pró-labore, telefone, luz e água. Entram como investimentos os aportes em marketing, estrutura e treinamentos. O empresário deve considerar possíveis contratações e aumentos de gastos.
2) Estipule uma meta de faturamento, idealmente a partir dos dados de venda dos últimos períodos. É importante ter os pés no chão: é melhor se preparar para um cenário ruim que ficar esperando um cenário fantástico.
3) Defina os custos variáveis, diretamente ligados à vendas, tais como impostos sobre nota fiscal, fornecedores e comissões, por exemplo.
Dica importante: o planejamento deve responder a duas questões simples: "Se eu aumentar meu pró-labore ou contratar um funcionário, a empresa terá condições de pagar e ainda lucrar?" e "Estou satisfeito com este cenário? O que precisarei fazer para aumentar meus lucros?"
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