Em busca de capacitação, três novas empresas entraram recentemente para a Incubadora Tecnológica (Intec) do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar): Werker, I9 Algo e LOT América. Os empreendedores vão receber apoio técnico e de gestão para viabilizar seus modelos de negócios e terão à disposição o espaço físico e o laboratório de prototipagem da sede localizada em Curitiba. Com as recém-chegadas, a Intec tem nove incubadas atualmente.
As incubadoras de empresas auxiliam empresários que estão começando. As instituições oferecem espaço físico e contam com equipes especializadas para suporte técnico e gerencial aos empreendedores. Normalmente, estão ligadas a estabelecimentos de ensino privados ou públicos, como é o caso da Incubadora Tecnológica do Tecpar.
O gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, explica que os principais critérios para uma ideia ser selecionada são inovação e base tecnológica. As candidatas passam por um processo seletivo que inclui apresentação do plano de negócios. “Não aceitamos empresas prontas. A partir do plano de negócio que elas apresentam, identificamos aquelas que têm potencial para alcançar o sucesso”, diz.
Recém-chegadas
O principal entrave para a Werker é descobrir como vender. Focada em desenvolver uma impressora 3D de baixo custo para a indústria brasileira, a empresa foi idealizada em maio de 2014 pelos engenheiros Thiago Schultz e José Fárlei. A dupla buscou apoio da Intec para aprimorar as noções de gestão empresarial. “Precisamos de ajuda para entrar no mercado, criar estratégias de negócio e fazer captação de investimentos”, afirma Thiago Schultz.
Já a I9 Algo buscou a incubadora para criar protótipos. A empresa desenvolve soluções a partir de ideias que recebe em uma plataforma virtual. “Precisamos criar protótipos para testar os produtos e também necessitamos de auxílio para estudar o mercado. Queremos criar mais cinco novas soluções durante a incubação”, diz o fundador André Straube.
A terceira empresa recém-chegada é a ucraniana LOT Group, especializada em sistemas de gestão para meios de transporte público. A LOT América, subsidiária criada para entrar no mercado brasileiro, vai passar pelo período de incubação da Intec para começar a operar por aqui.
De acordo com Plaucius Vinicius, executivo da companhia, o Paraná foi escolhido pelo alto nível de educação e pela cultura ucraniana presente em Curitiba. “Ganhamos um selo de qualidade quando estamos numa incubadora. Isso vai facilitar o encontro com fornecedores. Também buscamos apoio jurídico para implantar nossos sistemas no Brasil”, relata.