Com a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 2006, o acesso de pequenos negócios ao mercado de compras públicas ganhou um tratamento diferenciado. Pela legislação, que traz um capítulo específico sobre compras governamentais, microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas passaram a ter incentivos para participar dos processos de licitação, de uma maneira mais competitiva, com médias e grandes empresas.
O desafio agora é sensibilizar os empreendedores e capacitá-los para ingressar nesse mercado. Pensando nisso, o Sebrae no Paraná, em conjunto com a prefeitura de Ivaiporã, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Ivaiporã (ACISI), Observatório Social de Ivaiporã, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Caixa Econômica Federal, Sicredi e Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale), promovem o II Fomenta - Encontro Ivaiporãense de Compras Públicas, nos próximos dias 25 e 26 de outubro. Mais informações e inscrições no site www.comitegestorivaipora.com.br.
Além de palestras e minicursos sobre as compras públicas, um dos atrativos do Fomenta são as rodadas de negócios, que colocam fornecedores e compradores em contato para esclarecer dúvidas sobre produtos, volumes de compras, critérios exigidos nos editais e previsão de datas de novos processos licitatórios. Também serão apresentadas no evento as linhas de crédito disponíveis e os mecanismos de acesso aos financiamentos de capital de giro e investimento para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast