Qual é o momento certo para lançar uma startup? Às vezes a ideia está formulada, o projeto preparado, mas o mercado não está pronto para o produto ou serviço seja por falta de experiência do público com a ferramenta, seja por problemas com infraestrutura. Com a Joox, startup de Curitiba que oferece personalização de cartões de visitas, minicards e adesivos, foi assim: a ideia ficou alguns anos no forno até sair do papel e conquistar consumidores.
O administrador Genau Lopes Júnior trabalhava com desenvolvimento de programas quando percebeu, em 2006, que um sistema de automação de cartão de visitas, que importasse a base de dados e enviasse direto à gráfica, poderia ser facilmente replicado. "Comecei então a estudar o mercado, aprendi e busquei informações sobre como produzir. Isso durou uns quatro anos, enquanto esperava o momento certo para colocar o produto no ar", conta.
Três fatores justificaram a espera, conta Lopes Júnior: a capacidade de infraestrutura de banda larga, que há alguns anos era mais deficiente que hoje; a maturidade do público, que está mais acostumada a comprar pela internet; e o ambiente atual de startups, muito mais favorável ao lançamento de novas empresas.
Hoje a Joox está há um ano e sete meses no ar e já conta 27 mil clientes cadastrados e 80 mil projetos realizados. O próximo passo, segundo o empresário, é focar na mobilidade e internacionalização da startup. "Estamos terminando a fase beta da Joox, entendendo melhor usuário e amadurecendo como startup. Até o final do ano saímos da fase beta e pensamos em focar em smartphones e tablets. Ano que vem pensamos em internacionalizar a empresa", ressalta.
Conheça a Joox:www.joox.com.br
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