Neste sábado (15), a cidade de São Paulo ganha um novo café e restaurante. Servir cafés e bebidas é um ponto que tem em comum com as demais cafeterias da cidade, mas o propósito principal vai além disso: comandado pela empreendedora Jéssica Pereira, de 25 anos e portadora de síndrome de Down, o Bellatucci Café é um café que promove a inclusão.
Além da própria empreendedora, todo o corpo de profissionais será formado por pessoas que também têm a síndrome. “Quero que meus amigos Downs venham trabalhar comigo, porque eles também sabem cozinhar e atender bem os clientes”, contou Jéssica, que teve aulas de gastronomia com chefes como Henrique Fogaça, Carlos Bertolazzi e Claude Troisgros.
O café teve como investimento as economias da própria Jéssica e auxílio de seus sócios, sua irmã Priscila Della Bella e o cunhado Douglas Batetucci. A verba foi pouca e, colocando a mão na massa, foi possível reduzir cerca da metade do aporte inicial necessário para inauguração do estabelecimento.
Entre os itens do cardápio está o nhoque de mandioquinha, já apresentado pela cozinheira em rede nacional, e panqueca com massa de café. Apresentações de dança, fotos, quadros, música e “tudo mais que meus amigos com Down quiserem apresentar” também acontecerão no café, segundo Jéssica. “As portas estarão sempre abertas”, disse.
O espaço também será utilizado para sediar palestrar e orientar mães de pessoas com síndrome de Down. “As mães, especialmente das crianças com Down, estão sempre buscando respostas para suas dúvidas e apoio de outras mães com filhos especiais. A ideia é que aqui elas possam se reunir e trocar figurinhas, além de tirar dúvidas com os especialistas convidados”, disse Douglas.
O Bellatucci Café será inaugurado neste sábado (15) às 10h. Ele fica na rua Hermínio Lemos, 372, e abrirá de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados, das 9h às 14h.