Hoje a coluna apresenta três lições de gestão de negócios muito importantes que outro dia aprendi com um taxista, aqui em Curitiba.
Estava chovendo e já eram 19 horas. Precisava ir até o bairro Batel, e fiz sinal para três táxis que estavam com a luz indicando que estavam vazios. Nenhum parou. Fiquei bravo e, sinceramente, achei que eu provavelmente eu estava parecendo um andarilho maltrapilho, sei lá! Embaixo de chuva cheguei a um ponto três quadras adiante.
Peguei o táxi da vez. Expliquei o que tinha acontecido e perguntei ao motorista se ele saberia me dizer por que os táxis não pararam quando eu fiz sinal. O taxista respondeu que não pararam porque aqui em Curitiba os taxistas não param em qualquer lugar, apenas nos pontos, ou quando são chamados pelas centrais. Então eu perguntei se isso era por medo de assaltos. Ele respondeu que em alguns casos sim, mas que havia uma espécie de acerto entre os taxistas de pegar passageiro só nos pontos ou pela central. Então ele começou a aula de gestão de negócios:
Lição 1: "Eu não concordo com isso", disse ele. Eu paro onde o cliente estiver. Cliente é cliente e o dinheiro dele é igual em qualquer lugar onde eu o pegar. Veja bem, o senhor estava embaixo de chuva a três quadras do ponto mais próximo. O senhor precisava do táxi naquela hora, naquele lugar. Se eu estivesse com o carro vazio pararia na hora.
Lição 2: Aqui ainda é necessário entender que é preciso atender bem. Ter diferencial. Por que eu não vou te atender bem? Você vai me dar parte do seu dinheiro e eu não vou lhe atender bem? Se tiver uma pedra na calçada com dinheiro em cima, eu levo a pedra para onde ela quiser.
Lição 3: A gente tem de aproveitar as oportunidades. Outro dia, dois colegas se recusaram a levar uma pessoa que chegou ao ponto só porque ela estava com uma lata de cerveja na mão. A propaganda não diz "Bebeu, pegue um táxi"? Como é que eu vou recusar o cliente porque ele saiu da balada com uma lata de cerveja na mão? Pego sim. Hoje tenho muitos clientes que vão para balada e me ligam para levar e buscar.
Excelente aula de gestão. Parabéns ao meu amigo taxista. Sucesso a todos.