Depois de completar dois anos no mercado e provar que seu modelo de negócio é viável financeiramente, a loja curitibana de artigos para festa Decore & Comemore se prepara para lançar as primeiras franquias. Já são três negociações em andamento nas cidades de Porto Alegre, Joinville e Campinas e a expectativa é alcançar até 30 lojas franqueadas em cinco anos.
Acompanhe a Gazeta do Povo no LinkedIn
A Decore & Comemore foi criada com base no movimento DIY (sigla em inglês para a expressão do it yourself ou faça você mesmo, em português). A loja aluga e vende artigos para festas, como móveis, louças, papelarias e itens descartáveis, e o próprio cliente fica responsável por montar tudo no dia do evento. A empresa oferece apenas suporte e orientação na escolha dos produtos.
“A ideia é resgatar o convívio familiar e proporcionar ao cliente a experiência de montar e desmontar a sua própria festa”, explica Mariceli Massuci, fundadora e sócia da Decore & Comemore. A ideia surgiu após a empresária conhecer o movimento DIY, muito difundindo nos Estados Unidos e presente em diversos modelos de negócio do país norte-americano.
Para os clientes que não sentem segurança em montar a própria festa ou que possuem dúvidas, a empresa oferece o serviço de consultoria. As decoradoras vão até o ambiente onde será feita a festa e ajudam o cliente a definir qual a melhor decoração. Mas, mesmo nesse caso, para não perder a essência do modelo de negócio, a parte da montagem fica para o cliente.
Mariceli garante que a proposta vem sendo bem aceita pelo público, principalmente por causa dos custos. Ela cita como exemplo uma decoração completa de aniversário de criança para 70 convidados. Contratando uma empresa tradicional, que vende, aluga, monta e desmonta, o custo incluindo o buffet sai por cerca de R$ 7 mil. O valor cai para R$ 1,5 mil usando os materiais da Decore & Comemore e sem a contratação de serviço de buffet.
“Incentivamos nossos clientes a buscar soluções mais econômicas para festas. Recomendamos que eles mesmo façam a comida ou escolham cardápios mais enxutos de buffet”, diz Mariceli.
A loja de Curitiba, inaugurada em 2014, faz uma média de 20 eventos completos por fim de semana, além da venda dos artigos de papelaria e objetos descartáveis da marca própria, criada pela também designer Mariceli Massuci. O público majoritário é a classe B e a maioria dos pedidos é para festas infantis, mas no último ano começou a crescer a procura por artigos para casamentos.
Franchising
Com os bons resultados, a Decore & Comemore formatou o seu negócio para virar franquia e está há três meses em negociações com interessados de Porto Alegre, Joinville e Campinas. O investimento total para abrir o negócio, que inclui projeto arquitetônico, mobiliário, equipamentos, reforma do imóvel e estoque inicial, fica em torno de R$ 422 mil.
O retorno do investimento se dá a partir do 25.º mês de abertura e, em 36 meses, a projeção de faturamento médio mensal é de R$ 109 mil, com lucratividade de 26%. O franqueado pagará mensalmente 5% do seu faturamento bruto em royalties, além de 3,5% que serão investidos em propaganda.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast