O conhecimento teórico da sala de aula aplicado imediatamente à prática de mercado. Essa é a essência do projeto Positivo Oficial, loja criada pelos alunos da Universidade Positivo (UP) para venda de produtos com a marca da instituição. A ideia surgiu no fim do ano passado e hoje tem a participação de mais de 70 alunos e 15 professores de diversos cursos. Envolvidos desde a elaboração das peças, formalização da empresa, pesquisa de materiais e fornecedores, seleção de pessoal e prática de vendas, os estudantes têm a oportunidade de consolidar, ainda na escola, conceitos de empreendedorismo e negócios, além de desenvolverem habilidades em suas respectivas áreas de conhecimento.
A proposta partiu da aluna de Publicidade e Propaganda Andressa Godói. Decidida a trabalhar na área de moda, ela procurou a Escola de Negócios da UP para viabilizar uma marca de roupas inspirada na moda universitária. O segmento é bastante popular nos Estados Unidos, onde a assinatura das universidades é orgulhosamente ostentada em diferentes peças de vestuário feminino e masculino. A própria Universidade Positivo mantém uma unidade terceirizada que vende produtos com a marca, em que oferece peças personalizadas.
Eles vivenciam o empreendedorismo em todas as suas nuances, experimentando dificuldades e vitórias ao longo do processo.
A abertura da Positivo Oficial, em meados de junho, vai levar ao encerramento das atividades da loja antiga. Com a marca da universidade, os alunos assumiram todas as etapas da formalização do negócio, desde as questões burocráticas da abertura da empresa até a elaboração da coleção e detalhes da produção.
Para montar a grife com 17 peças na primeira coleção, os estudantes fizeram pesquisa de mercado com fornecedores, avaliação de materiais e testes de matéria-prima para chegar ao produto final desejado. A etapa exigiu negociação com fornecedores para estabelecer o padrão de qualidade do tecido utilizado na confecção e a modelagem. “Eles puderam vivenciar o empreendedorismo em todas as suas nuances, experimentando dificuldades e vitórias ao longo do processo”, avalia o diretor corporativo de Marketing e da Escola de Negócios da UP, Rogério Mainardes.
Foi assim que alunos dos cursos de Publicidade, Moda, Contabilidade, Administração de Empresas, Arquitetura e até Psicologia foram envolvidos no processo de criação da empresa. Futuros arquitetos foram os responsáveis pelo layout da loja de 28 m2 instalada no câmpus, enquanto os alunos de Psicologia foram encarregados de definir e selecionar quem tem o perfil para trabalhar como vendedor no balcão.
O empreendimento também exigiu um plano de negócios, com avaliação de cenário nos próximos cinco anos, realizado pelos estudantes de administração. Assim,, todos puderam compreender as dificuldades do mercado que não eram bem consolidadas na rotina das aulas. “É uma experiência gratificante pela oportunidade de entender as barreiras da atividade empreendedora, que é muito diferente do que ocorre durante as aulas”, conta Andressa.