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Marca curitibana Anjuss dobra de tamanho em três anos e quer crescer na Região Sul

Irmãos Elias e Daniel Boiko, ao lado da irmã Luiza, gerenciam a marca. | Antônio More/Gazeta do Povo
Irmãos Elias e Daniel Boiko, ao lado da irmã Luiza, gerenciam a marca. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

A marca curitibana de moda Anjuss chega ao segundo semestre de 2016 com um resultado de fazer inveja: são nove lojas próprias na capital paranaense, o recém lançado comércio eletrônico e uma taxa de crescimento que fez a empresa duplicar de tamanho desde 2013.

A Anjuss, que hoje é gerenciada pelos irmãos Elias, Daniel e Luiza Boiko, nasceu em 1995 por meio da iniciativa dos pais deles, Maria Regina e Bernardo, que abriram a primeira loja na Praça Generoso Marques, no Centro de Curitiba. Inicialmente a proposta era trabalhar com moda jovem, mas com o tempo eles perceberam a influência do esporte. Dessa maneira o desenvolvimento do negócio abriu caminho para a marca própria, em detrimento dos produtos de terceiros presentes desde o início da empresa.

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A presença na região central foi determinante para o crescimento do negócio – foi a proximidade com a cultura urbana que chamou a atenção deles para o atual público da empresa. “Logo no começo conseguimos expandir as lojas de rua no centro, o que nos manteve muito próximos deste público ‘street’, do skate, do rap, do hip hop”, explica o diretor da marca, Elias Boiko.

Os produtos personalizados focados no skate foram uma consequência natural, com parcerias que existem até hoje – além do atleta profissional patrocinado pela marca, Heverton Freitas, eles mantêm também um apoio ao rapper Davi Black. A marca, segundo Boiko, foi aos poucos se moldando às necessidades dos clientes e às condições do mercado para produzir com menor custo e conforme a demanda. O resultado do processo foi um preço mais competitivo e atrativo para o consumidor final.

Futuro

Os irmãos acreditam bastante no potencial das lojas próprias e pretendem manter o ritmo de crescimento dos últimos anos, com a expansão da marca para o interior do estado e o restante da região sul. A estratégia é usar a recém lançada loja virtual para enfrentar a crise e expandir a marca para além das fronteiras paranaenses. “O plano é impulsionar o e-commerce para que ele cresça e abra caminho para a implementação de lojas em outros lugares”, explica Boiko. “Estamos investindo durante a crise, nas pessoas e nas lojas, para que nossa marca esteja passos à frente na hora em que a economia se recuperar.”

Aspecto social

No entanto, não é apenas a expansão das lojas que recebe atenção da empresa. Desde 2014 a marca mantém uma parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), e investe em projetos sociais que estimulam a prática do skate.

De acordo com Boiko, as iniciativas oferecem uma nova perspectiva para crianças em situações de risco. “Começamos nas escolas com oficinas de prática do skate, e aos poucos a parceria foi se estreitando. Hoje estamos presentes também em outros projetos de estímulo à prática do esporte”.

Uma das principais iniciativas é o Skate para Todos, que trabalha com skates adaptados para inclusão social de deficientes físicos. O idealizador do projeto é o skatista profissional Heverton de Freitas, que desde o início da carreira tem o patrocínio da marca curitibana. “Mais importante que o skate em si é a oportunidade de as crianças interagirem, conversarem e evoluirem juntos,” diz Freitas.

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