Quem gosta de experimentar coisas novas vai gostar do clube de assinaturas da Cuore di Cacao. A marca, que tem uma loja, em Curitiba, agora vai enviar produtos exclusivos para a casa dos clientes. A novidade, por enquanto, só vale para Curitiba e região.
Na estreia, a caixa incluiu um bombom recheado de quentão e um praliné de café. O envio será feito mês a mês. Mas a assinatura é trimestral. A ideia é que as diferentes combinações conversem entre si, explica Bibiana Schneider.
"Tem mês que são texturas mais exóticas, outros mais tradicionais. A gente quer que o cliente receba mais de uma edição, para que ele entenda este passeio que a gente quer fazer"
Os sabores vão ser sempre surpresa, sem divulgação prévia. O trabalho com produtos exclusivos está na raiz da Cuore di Cacao. Por isso o termo "chocolateria" (e não apenas uma "loja" ou "fábrica de doces").
A chocolateria é uma das poucas que fazem todo o processo de fabricação do chocolate (chamado bean to bar), segundo Bibiana. Elas compram a semente de cacau, na Bahia, e fazem todo o processo. A maioria das fábricas compra uma massa de cacau já pronta, ou mesmo barras de chocolate que são derretidas.
Os 13 anos de existência da marca foram suficientes para galgar uma clientela fixa, além de conquistar uma identidade própria em seus produtos. Mas isso também significa que há menos espaço para criar coisas novas. Daí o clube de assinaturas.
"É um clube de exclusividade. Estes produtos não vão estar disponíveis para venda na loja", explica Bibiana. Também é uma forma de testar novos sabores, sem precisar produzir em escala. Nada impede que, no futuro, um sabor que fizer grande sucesso seja incorporado à produção fixa da marca.
Expansão sem franquias
O clube de assinaturas também é uma saída para expandir a marca sem acabar com sua aura de produtos exclusivos. Nos últimos anos, o setor de franquias viu o número de lojas de chocolate explodir. A Cuore di Cacao diz ter sido "muito assediada" para franquear sua marca.
Mas o modelo massificado das franquias não combina com o funcionamento atual da loja, que funciona no mesmo espaço da chocolateria, onde os produtos são produzidos.
Além do clube, a marca está reestruturando sua loja online, que deve ser reativada até o final do ano. O que deve incluir a expansão do clube de assinaturas para território nacional.
Doce com preço salgado
A assinatura do Cuore sai por R$ 180. O valor é trimestral. Na prática, cada caixa (entregue mês a mês) sai por R$ 60, para uma quantia de chocolate que gira em torno de 200 a 250 gramas.
Para chegar a este preço, Bibiana e sua irmã, Carolina Schneider (que também é chocolatière da marca), se basearam em outros clubes de assinaturas. O plano padrão da Wine, que entrega vinhos, sai hoje por R$ 66,50. No Clube do Azeite, o pacote básico fica em R$ 89.
Além disso, tem a questão da exclusividade. São produtos próprios, feitos na chocolateria desde a semente. "A gente se colocou no lugar do cliente que vai receber. É como uma assinatura de bons vinhos. Eu não posso receber qualquer produto".
O clube da Cuore di Cacao já conta com 60 clientes. Boa parte deles ganhou de brinde, em uma promoção realizada pela marca na páscoa. A assinatura, por enquanto, é feita direto na loja, ou pelo email contato@cuoredicacao.com.br. A opção de fazer direto pelo site só deve estar disponível no final deste ano.