Criada em 2013 e sem nenhum investimento externo, a MaxMilhas, empresa que oferece passagens com desconto emitidas pelas milhas de quem deseja vender, é, hoje, um dos maiores cases de bootstrapping do país.
Com mais de 300 mil passagens aéreas emitidas só de janeiro a agosto de 2017, pode-se dizer que a startup mineira alcançou um dos maiores sonhos dos empreendedores de plantão: crescer e consolidar seu negócio com recursos próprios.
Mas como os empreendedores que estão criando suas startups podem trilhar o mesmo caminho da empresa? Para ajudar nessa questão, eu, Max Oliveira, CEO e Cofundador da MaxMilhas, trago 5 dicas para quem desejam engrenar um negócio sem investimento externo.
Tenha o cliente como foco do seu negócio
A primeira dica para quem deseja seguir o caminho em bootstrapping é ter o foco total e absoluto no cliente. Nenhuma empresa quer atender mal seu cliente, é claro, mas poucas entendem de fato a dor que ele sente para oferecer realmente uma solução para conquistar esse potencial cliente.
Aqui na MaxMilhas, a preocupação, bom atendimento e cuidado acontecem desde o primeiro contato até o pós venda. Acompanhamos de perto as avaliações nas redes sociais, mantemos nosso atendimento por telefone 24 horas por dia, todos os dias da semana, respondemos prontamente às solicitações via Reclame Aqui, onde mantemos o selo de excelência RA1000, e monitoramos o nível de satisfação dos clientes a partir do NPS (Net Promoter Score).
Crie suas táticas de acordo com o estágio da sua empresa
Crescer sem investimento externo pode parecer impossível e, sinceramente, é. No entanto, se você pensar muito nisso, não fará nada. Não se preocupe tanto em escalar algo enquanto sua empresa é pequena. Seguir em bootstrapping exige muito esforço do time inicial. Às vezes, será necessário fazer algo manualmente - quando chegar esse momento, faça. Não se preocupe em fazer uma coisa que não funciona em larga escala, pois pode ser esse detalhe que vai levar seu negócio para frente.
Seja desconfiado e aja rápido
Ser empreendedor é ser também muito intuitivo e ouvir sua intuição é fundamental nesse universo. Aprendemos a ser desconfiados e, principalmente, a transformar isso em ação. Em casos de crescimento sem investimento, normalmente, a intuição do empreendedor funciona muito bem. Às vezes, na ausência de informações certeiras, recursos, testes e medições, a intuição mostra o caminho.
Chute a caixa
Falar “pensar fora da caixa” já é dentro da caixa, né? Mas crescer sem investimento exige muita criatividade, principalmente no início. Por exemplo, na MaxMilhas, criamos o Dia Mundial das Milhas (6 de janeiro), data de lançamento da empresa. Criar um dia para seu negócio é criar mais um assunto sobre você. Já vamos para a terceira edição e o Dia Mundial das Milhas tem se tornado a nossa Black Friday.
Vá o máximo possível em bootstrapping
Mesmo sendo difícil, vá ao máximo possível sem auxílio externo. Entendam bem, não estou falando para você não pegar um investimento caso ele apareça. No início da MaxMilhas, seguimos sem investidor porque não conseguimos, e não porque não queríamos. Recebemos vários “nãos”, principalmente nesse começo. Mas, depois que passou um tempo, refleti sobre o porquê estava procurando investimento naquele estágio. Teria sido, com certeza, antes da hora certa. Primeiro, é necessário achar market fit do seu negócio, ser minimamente escalável para, posteriormente, pegar o dinheiro do investidor para crescer. Portanto, se seu negócio resolver um problema realmente grande e se seu time tiver o foco no cliente e na sua boa experiência desde o início, vá o máximo possível em bootstrapping. Hoje, diferente de quando começamos, recebemos propostas e, claro, estaremos sempre abertos para avaliar. Por enquanto, seguimos assim, crescendo sem investimento externo e transformamos a MaxMilhas em um dos maiores cases do país.
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