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Eles começaram como pequenos armazéns de secos e molhados e, com o passar do tempo, sem perder a fórmula de “mercado de vizinhança”, foram ganhando escala e se tornaram redes de supermercado com alta aprovação dos clientes. Jacomar, Kusma e Tissi são exemplos locais que iniciaram como “mercadinhos” em bairros distantes do centro e que hoje possuem diversas unidades espalhadas por Curitiba e região.

A fórmula de sucesso está no atendimento ao público e na qualidade dos açougues, padarias e hortifrútis. “Nosso mix de produtos é igual ao das grandes redes, o nosso diferencial está no atendimento”, explica Cláudio Tissi, proprietário do Supermercados Tissi. Ele afirma que o consumidor que mora no bairro costuma ir diariamente ao supermercado para comprar carnes, pão, frutas e verduras - e são nessas áreas que as redes menores se diferenciam.

No Jacomar, os clientes encontram na panificadora produtos de fabricação artesanal, inclusive com receitas tradicionais alemãs, que refletem a essência do supermercado fundado por uma família de origem alemã, em 1966. “Há todo um cuidado na compra e armazenamento dos produtos perecíveis”, afirma Gabriele Pankratz Pauls, gerente de marketing da rede.

A carne fresca, que o cliente pode escolher na hora, é um dos grandes atrativos do Kusma, segundo o diretor comercial Marlos Cassiano Kusma. “As grandes redes já deixam um pedaço de carne pronto. O cliente não quer isso. Ele quer escolher o pedaço mais vermelho, conversar com o açougueiro”, explica Kusma.

Para atender bem os clientes, além de oferecer produtos frescos, as redes investem no treinamento dos funcionários. “O bom atendimento começa pelos nossos funcionários, que formam a família Jacomar. Quando há respeito e cordialidade entre os colaboradores, isso reflete no bom atendimento ao cliente”, diz Gabriele.

No Tissi, todos os funcionários recebem treinamentos anuais e usam uniformes para ajudar na identificação. “Não adianta ter o melhor produto e o melhor preço se a atendente de caixa tratar mal o cliente”, explica Tissi.

O foco no consumidor é um ponto em comum nas redes de mercado de bairro. Como não possuem as amarras das grandes companhias, conseguem implementar mudanças sempre que identificam uma necessidade. “Se instalou um condomínio de luxo aqui do lado, logo eu pensei em criar de uma adega”, diz Tissi.

O amplo mix de produtos, que atendem públicos de todas as classes sociais, também é uma característica desses estabelecimentos, que perceberam que concorrer apenas pelo preço não seria suficiente para expandir. Na grande maioria, os consumidores são das classes B e C e frequentem as lojas semanalmente. “Há casos de pessoas que vêm de manhã e à tarde, em busca das promoções e produtos frescos”, conta Kusma.

Outro fator que os ajuda na expansão é a escolha dos pontos de venda. As redes menores de supermercado começaram em bairros afastados do centro de Curitiba e encontraram nesses lugares o público fiel que tanto procuravam.

História familiar

O ponto de venda e a qualidade do atendimento e dos produtos são apontados como os diferenciais das redes de mercado de bairro que ganharam escala. Há, porém, quem diga que isso só foi possível porque os estabelecimentos possuem e mantêm, em sua essência, uma administração familiar. Confira as histórias e os planos de expansão de três supermercados de Curitiba que começaram como “mercadinhos de bairro”:

Jacomar

Com quase 50 anos, a história do Jacomar começou em 1966, quando Jacob Pankratz Filho adquiriu um pequeno armazém de secos e molhados no Boqueirão para ajudar no sustento de sua família com oito filhos. Em 1976, a família conseguiu ampliar o armazém e foi inaugurado o primeiro supermercado da rede Jacomar. Com o tempo, o negócio foi crescendo e, hoje, prestes a completar 50 anos de história, a empresa conta com nove lojas, sendo quatro em Curitiba, quatro em São José dos Pinhais e uma em Piraquara, além de um centro de distribuição. Até o primeiro semestre de 2017, a rede pretende inaugurar mais uma loja em Curitiba e outra na região metropolitana.

Kusma

Há 60 anos no segmento varejista, a história do Kusma começou em 1955 quando o casal Estanislau e Catarina Kusma comprou uma loja que vendia secos e molhados. Foi a partir da ideia do filho Daniel, que havia se formado em administração, que a família percebeu no pequeno estabelecimento a oportunidade de lançar um dos primeiros supermercados da região Sul de Curitiba, no Capão Raso. A ideia deu resultado e a rede Kusma conta com nove lojas, sendo quatro na capital paranaense e cinco na região metropolitana. No momento, a rede aposta da reformulação da padaria, com ampliação do mix de produtos, para continuar atraindo os clientes.

Tissi

Prestes a completar 40 anos, o Supermercados Tissi começou como um mercadinho no bairro Seminário, ideia de Alceu Tissi que precisava manter uma ocupação para sustentar a família. Em 1990, ele conseguiu comprar uma loja no Campo Comprido com 600 m² e, com a ajuda dos filhos que desde adolescentes trabalham no supermercado, conseguiu expandir o projeto. O Tissi conta com quatro lojas em Curitiba, um investimento de quase R$ 4 milhões em cada, e deve inaugurar no fim do ano a primeira unidade na região metropolitana, em Campo Largo.

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