Quase 40% das franquias da 16.ª Franchising Fair em Curitiba exigiam investimento inicial de até R$ 80 mil, o que as enquadra no conceito de microfranquia. Com o valor de um carro popular já é possível abrir um negócio.
Das 50 empresas que estavam com o estande montado no primeiro dia do evento, 19 exigiam investimento inicial de até R$ 80 mil. A empresa que exigia o menor investimento inicial da Franchising Fair é a Bye Bye Paper, franquia de gerenciamento Eletrônico de Documentos: R$ 18 mil. A que teve o investimento inicial mais alto é o formato Premium do Lanchão, rede de fast food que está presente em oito estados, incluindo o Paraná.
Havia ainda 14 opções de franquias com investimento inicial de até R$ 150 mil, como a Frutobom na sua casa, de produtos congelados, e a rede de idiomas Yázigi, ambas com valor de partida de R$ 150 mil.
Setor
O setor de microfranquias cresceu 22% em 2012, com um faturamento de R$ 4,5 bilhões, ante os R$ 3,7 bilhões de 2011. Em número de redes, saltou de 336 para 368, uma evolução de 10% de 2011 para 2012. Em unidades, pulou de 12.561 para 13.352, expansão de 6%.
Em 2012 as microfranquias representaram uma parcela de 4,4% do total de franquias, pouco superior à de 2011 (4,2%). O investimento inicial mais baixo, entretanto, não deve ser o fator determinante para a escolha. "Uma das principais recomendações é verificar se a franquia é filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF), que certifica as empresas. O candidato a franqueador deve lembrar também que quanto maior o valor do investimento inicial, maior será a lucratividade", pontua.
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