Setor de acessórios e calçados foi o que mais cresceu no ano passado.| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O setor de franquias sentiu os efeitos da crise e cresceu apenas 8,3% em 2015, valor abaixo da inflação acumulada no período – de 10,67% –, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A taxa de crescimento é a menor dos últimos quatro anos, o que demonstra a desaceleração do setor. Em 2012, por exemplo, o setor havia crescido 20,7%. Em 2013, a alta foi de 10,2% e, depois, caiu para somente um dígito em 2014, ao avançar 8,9%.

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A ABF não divulga o faturamento ajustado à inflação. Em 2015, o faturamento nominal do setor atingiu R$ 139,593 bilhões ante os R$ 128,876 bilhões registrados no ano anterior. Apesar do valor bruto do faturamento ser superior, o crescimento de 2015 em termos percentuais foi inferior ao registrado em 2014.

Com relação ao número de novas unidades em funcionamento, houve um aumento de 10,1% em relação a 2014, ao atingir o total de 138.343 lojas em operação. Com o movimento de abertura e fechamento de pontos de venda ao longo de 2015, o saldo foi de 12.702 novas unidades franqueadas.

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Em 2015, 131 novas marcas de diferentes segmentos iniciaram operações de franchising. Segundo dados apurados pela ABF, existem 3.073 marcas em operação no país, número superior em 4,5% ao registrado em 2014. Dessas, 95% são de origem nacional.

Capilaridade

Entre os destaques positivos do setor, está a maior capilaridade das redes, dentro e fora do país. De acordo com a pesquisa, a presença do franchising nos municípios brasileiros atingiu 40% no ano passado, ante a 37% em 2014. O crescimento do setor se deu de maneira mais acentuada nas regiões Nordeste e Centro-Oeste e chegou com maior intensidade a cidades com menos de 50 mil habitantes.

Os dados também mostram a busca pela internacionalização. No ano passado, 28 novas marcas iniciaram a atividade fora do Brasil, totalizando 134 redes com presença no exterior. O mercado mais procurado continua a ser os Estados Unidos, com 37 marcas, seguido de Paraguai (25), Portugal (21), Argentina (16) e México (13).

Segmentos

O segmento de acessórios pessoais e calçados foi o principal responsável por puxar o crescimento do setor de franquias em 2015. De acordo com a pesquisa, o segmento apresentou a maior variação de receita, crescendo 12,0% na comparação com 2014. Em segundo lugar vem a área de negócios, serviços e outros varejos, com 10,2% de expansão, seguido de hotelaria e turismo, com alta de 9%.

Empregos

Enquanto a construção civil e a indústria estão fechando postos de trabalho no país, o franchising abriu mais de 90 mil vagas em 2015, ao alcançar a marca de mais de 1,1 milhão de trabalhadores diretos. O valor representa um avanço de 8,5% em relação ao total de empregos gerados em 2014.

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Previsão

Para 2016, a ABF prevê que o faturamento do setor cresça ainda menos que em 2015. A previsão é que o aumento fique entre 6% a 8%. Para o número de unidades, o crescimento não deve ultrapassar a casa dos 10% e, em número de marcas, 6%.