O Canvas é uma ferramenta muito útil para o empreendedor ter uma ideia visual do que o seu empreendimento precisa. O Business Model Canvas funciona como um mapa da empresa: ao colocar os itens que envolvem o negócio na sua frente, o empreendedor tem claro quais são as suas necessidades. O consultor do Sebrae-PR João Luis Moura ministrou, na manhã desta segunda-feira (7), o workshop de business model durante o Startup Pirates @ Curitiba, programa de aceleração de empreendedores que acontece ao longo da semana em Curitiba.
Durante o workshop, Moura destacou nove pontos fundamentais para estar no modelo de negócios Canvas. Entretanto, o palestrante ressalta que o empreendedor deve praticar a "arte do desapego" ao formular seu modelo de negócios. "Só o fundamental deve estar no plano inicial. A partir do momento em que o plano ganha corpo, o empreendedor desenvolve todos os requisitos", pondera.
Veja os nove pontos a serem desenvolvidos pelo empreendedor dentro do modelo Canvas:
Presente: Produto ou serviço, com diferenciais de mercado, com uma proposta de valor claramente definida.
Público-alvo: O empreendedor precisa conhecer o seu cliente. Quanto mais específica for a sua descrição, maiores as chances de sucesso.
Canal de entrega: É como o produto ou serviço vai chegar até o cliente. O canal de entrega está diretamente ligado à satisfação do consumidor.
Relacionamento: É preciso ter clara qual é a forma que a empresa vai se relacionar com o cliente, para agregar valor emocional à marca.
Atividade-chave: Ao delinear o modelo de negócios, o empreendedor deve saber quais são as atividades inerentes ao seu negócio.Recurso: O empreendedor deve saber quais os recursos de infraestrutura, de pessoal e de tecnologia seu negócio vai precisar.
Alianças comerciais: O empreendedor deve saber quais são as parcerias comerciais mais importantes para o negócio e desenvolvê-las.
Dinheiro: O recurso financeiro é fundamental para começar o negócio. O consultor do Sebrae-PR salienta que o capital de giro deve estar incluído neste item.
Custos do negócio: O empreendedor deve saber quais são os principais custos da empresa e definir metas para a receita ser maior que o que o empreendimento requer para estar aberto.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast