Comerciantes do interior sabem que quando a safra é recorde no campo o movimento nas lojas tende a melhorar. A safra de soja deste ano, por exemplo, deve ficar em 15,8 milhões de toneladas, 46% superior à do ano passado um recorde. As duas safras de milho devem totalizar 18 milhões de toneladas, com alta de 7,8%. Uma das consequências é que em todo o Paraná o comércio registrou, no primeiro quadrimestre, vendas reais 7,5% superiores às do mesmo período de 2012.
E o que pode afetar o seu negócio? O empreendedor deve ficar atento a fatores externos que podem impulsionar ou fazer cair as vendas de seu produto ou serviço. Retirada de impostos por parte do governo, mudanças em legislações, chuvas fortes ou calor, por exemplo, são questões externas que afetam um negócio.
Se o empresário tem uma lavanderia, por exemplo, deve estar preparado para o aumento da demanda em dias seguidos de chuva, assim como quem vende sorvete deve ter suas vendas alavancadas no verão. Tão importante quanto visualizar a concorrência, o empreendedor deve também saber o que pode afetar seu negócio.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast