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Ideias de negócios

Oito ideias de franquias para quem é louco por doce

O bolo de churros é o carro-chefe da franquia Bolos da Cecília | DivulgaçãoBolos da Cecília
O bolo de churros é o carro-chefe da franquia Bolos da Cecília (Foto: DivulgaçãoBolos da Cecília)

Bolos no pote, fora do pote, churros, sorvetes. Se você é louco por doce e quer abrir uma franquia nesta área, saiba que tem opções para todos os gostos. E para todos os bolsos. Listamos oito opções de franquias para você se inspirar. Ah, vale notar que algumas delas contam com diferentes modelos. Podem ser lojas, quiosques ou food truck. Em geral, a conta é básica: quanto maior o investimento, maior o faturamento.

Além de ver qual negócio combina mais, é bom atentar para as taxas. Em geral, as taxas de franquia são pagas em uma vez, para adquirir o direito de franquear aquela marca.

Depois, há taxas mensais, em geral os royalties e taxas de publicidade. Geralmente é uma porcentagem cobrada em cima do faturamento. 

As redes também estimam um faturamento médio das lojas. Não significa que todo mundo vai atingir aquela marca. E nada impede que um franqueado ultrapasse este valor. Mas é uma média com base nas lojas que já integram a rede. 

Confira oito ideias de franquias para quem gosta de doce: 

Dr. Freeze 

O carro-chefe é o sorvete de nitrogênio, uma receita própria. Mas a loja conta com um mix de diferentes sobremesas, entre elas as taças doces e bolinhos. A loja tem um cheiro próprio, que remete a doces. A rede têm planos de expansão no Brasil e nos EUA .

Raio-X da franquia 

Investimento Inicial de R$ 560 mil a R$ 700 mil

Taxa de Franquia – R$ 70 mil

Royalties – 6% do faturamento

Taxa de Publicidade – 2% de faturamento

Retorno Estimado de 18 a 24 meses 

Mordidela 

Comercializa mini porções de doces e salgados, como mini churros de doce de leite e chocolate, paletas mexicanas, açaí, creme de cupuaçu e creme de pitaya. A rede conta atualmente com quase 100 unidades, e pretende chegar a 300, até 2018. 

Raio-X da franquia

Tipo de negócio: Mini porções de doces e salgados 

Investimento Inicial: A partir de R$ 57 mil 

Taxa de franquia: De R$ 20 mil a R$ 29.900 mil 

Área média para Instalação: 20 m²

Royalties: 20% sobre a compra de mercadoria 

Taxa de publicidade: 5% sobre compra de mercadoria

Faturamento médio da unidade: R$ 30 mil 

Rentabilidade média da unidade em %: 25% 

Prazo médio para retorno: 12 meses 

Ano de fundação: 2013 

Ano de fundação do franchising: 2016 

Número de unidades próprias: 1 

Número de unidades totais: 90 

Bolos da Cecília  

Vende bolos caseiros, produzidos de forma artesanal. Vende tanto bolos inteiros, comprados e retirados na hora, quanto em pedaços, para serem consumidos no local. Seu mix de produtos inclui ainda bolos confeitados, cafés, refrigerantes, salgados, sorvetes. 

Raio x da franquia 

Segmento de atuação: Alimentação 

Investimento inicial (com taxa de franquia e capital de giro): R$ 188.390 

Taxa de franquia: R$ 43.890 

Capital de giro: R$ 32 mil

Capital para instalação: reforma e adequação: R$ 61 mil + móveis e equipamentos: R$ 51,5 mil 

Royalties: 6% do faturamento bruto 

Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto 

Área mínima por unidade: 50 m² 

Nº de funcionários por unidade: 5 

Faturamento médio mensal: R$ 63 mil

Prazo de retorno de investimento: 17 a 24 meses 

Prazo de contrato: 5 anos 

Ano de fundação: 2013 

Ano de início do Franchising: 2014 

Número de unidades total: 15 

Fábrica Di Chocolate 

A rede de quiosques é especializada em foundues com chocolate sem gorduras, além de uma série de sobremesas saudáveis. São 89 unidades no total, sendo nove delas fora do Brasil (Kuwait, Austrália, Japão, República Dominicana, Espanha e Venezuela). A meta é abrir 30 novas unidades ainda este ano, em todas as regiões do Brasil. 

Investimento inicial: 

Quiosque Smart: R$ 79 mil 

Quiosque Premium: R$ 89 mil

Quiosque Supreme: R$ 109 mil 

Taxa de franquia: isento (por tempo limitado) 

Capital de giro: R$ 15 mil a R$ 20 mil 

Royalties: R$ 600 a R$ 1,4 mil 

Taxa de publicidade: R$ 200 

Número de funcionários inicial: 3 a 4 

Ticket médio: R$ 9,70 

Área mínima: 5 m² 

Faturamento bruto mensal: R$ 25 mil a R$ 45 mil 

Taxa de rentabilidade: 25% a 35% 

Prazo de retorno: 12 a 24 meses 

Número de unidade franqueadas: 89 

Sorvetes Rochinha

Loja de sorvetes tradicional do Litoral Norte de São Paulo, a Rochinha iniciou suas atividades em 1981. Um dos pilares da empresa é a utilização de frutas em seus produtos, além da manutenção de alguns processos manuais na fabricação (como na higienização e corte manual de algumas frutas). Possui lojas no estado de São Paulo e na cidade de Curitiba. São três modelos de franquia, de loja, quiosque e food truck. 

Raio-X 

Praça Rochinha. 

Taxa de franquia: R$ 50 mil 

Investimento: R$ 200 mil, loja de a partir de 70 metros. 

Prazo estimado de retorno: 24 meses a 36 meses 

Quiosque Rochinha 

Investimento total com taxa de franquia: a partir de R$ 109,5 mil 

Prazo estimado de retorno: 18 meses 

Capital de giro estimado: R$ 8 mil 

Food Kombi Rochinha 

Investimento total com taxa de franquia: a partir de 125 mil* 

Prazo estimado de retorno: 18 meses 

Capital de giro estimado: R$ 8 mil 

*Modelo e Ano de Fabricação da Kombi pode alterar o valor de investimento 

Chiquinho Sorvetes 

Começou nos anos 1980, na cidade de Frutal, em Minas Gerais. Iniciou o uso das máquinas de sorvete soft e desenvolveu uma receita própria para a base do sorvete, em 1998, o que se tornou uma marca da loja. Usa até hoje a receita do fundador para a fabricação de seu sorvete.

O cardápio conta com mais de 100 opções, como casquinhas, milkshakes, sundaes, Shake Mix e o Chiquinho no Pote, com 980 ml. Para 2017, a meta é abrir pelo menos 40 novas unidades, chegando à marca das 500 lojas.  

Raio X 

Segmento: Alimentação 

Loja 

A partir de R$ 380 mil 

Taxa de royalties - 5% 

Taxa de publicidade – 2% 

Faturamento médio mensal – R$ 60 mil aprox. 

Lucro médio mensal – de 15% a 20% 

Prazo de retorno – 36 meses 

Área da unidade – a partir de 35 m² 

Quiosque 

Investimento inicial – a partir de R$ 280 mil 

Taxa de royalties - 5% 

Taxa de publicidade – 2% 

Faturamento médio mensal – R$ 45 mil aprox. 

Lucro médio mensal – de 15% a 20% 

Prazo de retorno – de 24 a 32 meses 

Área da unidade – 9m² a 12m² 

Unidades no Brasil: 460 

Fundação: 1980 

Início da Franquia: 2010 

Croasonho 

Começou numa garagem, na avenida Central de Atlântica, Santa Catarina, com a venda de croissants artesanais. Hoje a loja conta com mais de 40 opções de croasonhos salgados e doces, milk shakes, cafés especiais e sobremesas. Vende ainda opções salgadas, como saladas e pratos executivos. Os próprios croasonhos receberam versões que não são doces, como o de frango com mastarda e mel.

São mais de 70 unidades no país inteiro. A expansão da franquia está focada nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país. 

Raio-X 

Croasonho tradicional 

Investimento inicial: a partir de R$ 690 mil 

Capital de giro: R$ 30 mil 

Mídia de Inauguração: R$ 25 mil 

Taxa de franquia: R$ 55 mil a R$ 65 mil 

Taxa de royalties: 4% sobre faturamento bruto 

Taxa de publicidade: 1% sobre faturamento bruto 

Prazo de retorno: 24 a 36 meses 

Funcionários: a partir de 12 funcionários 

Área da unidade: a partir de 80 m² para shopping e 150 m² para lojas de rua 

Prazo de contrato: 5 anos 

Croasonho clássicos 

Investimento inicial: a partir de R$ 550 mil 

Capital de giro: R$ 25 mil 

Mídia de Inauguração: R$ 10 mil

Taxa de franquia: R$ 45 mil 

Taxa de royalties: 4% sobre faturamento bruto 

Taxa de publicidade: 1% sobre faturamento bruto 

Prazo de retorno: 24 a 36 meses 

Funcionários: a partir de 9 funcionários 

Área da unidade: a partir de 50 m² 

Prazo de contrato: 5 anos  

Olha o Churros! 

A Olha o Churros! é uma rede de franquias especializada na oferta de churros premium que conta com indústria própria. A massa foi desenvolvida de maneira exclusiva, como projeto dentro do GEPEA Consultoria em Alimentos, ligada à UNICAMP.

O diferencial é ter uma fábrica própria, o que barateia os custos. Além disso, a franqueadora fica responsável por toda a negociação com os fornecedores. Recentemente, firmou parceria com a Nestlé para produção e comercialização da Galletas de Pudim de Leite Moça®.

Raio-X 

Segmento: alimentação 

Quiosque 

Investimento Inicial: a partir de R$ 115 mil 

Taxa de Franquia: R$ 30 mil 

Taxa de Publicidade: 1% 

Royalties: 4% 

Capital de Giro: a partir de R$ 25 mil 

Área mínima: entre 6 m² e 7,5 m² 

Número de funcionários: de 3 a 6 por unidade 

Faturamento médio mensal: R$ 35 mil 

Lucro Líquido: 15% a 20% do faturamento 

Prazo retorno do investimento: de 15 a 24 meses 

Prazo de contrato: 5 anos 

Loja de Rua 

Investimento Inicial: a partir de R$ 250 mil 

Taxa de Franquia: R$ 30 mil 

Taxa de Publicidade: 1% 

Royalties: 4% 

Capital de Giro: A partir de R$ 30 mil 

Área mínima: Entre 50 m² e 80 m² 

Número de funcionários: de 2 a 6 por unidade 

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil 

Lucro Líquido: De 25% a 35% do faturamento 

Prazo retorno do investimento: de 15 a 24 meses 

Prazo de contrato: 5 anos 

Carrinho 

Investimento Inicial: a partir de R$ 80 mil 

Taxa de Franquia: R$ 30 mil 

Taxa de Publicidade: 1% 

Royalties: 4% 

Capital de Giro: A partir de R$ 20 mil 

Área mínima: Entre 2 m² e 3 m² 

Número de funcionários: de 3 a 4 por unidade 

Faturamento médio mensal: R$ 25 mil 

Lucro Líquido: de 15 a 20% do faturamento 

Prazo retorno do investimento: de 15 a 24 meses 

Prazo de contrato: 5 anos

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