Bolos no pote, fora do pote, churros, sorvetes. Se você é louco por doce e quer abrir uma franquia nesta área, saiba que tem opções para todos os gostos. E para todos os bolsos. Listamos oito opções de franquias para você se inspirar. Ah, vale notar que algumas delas contam com diferentes modelos. Podem ser lojas, quiosques ou food truck. Em geral, a conta é básica: quanto maior o investimento, maior o faturamento.
LEIA MAIS sobre empreendedorismo
Além de ver qual negócio combina mais, é bom atentar para as taxas. Em geral, as taxas de franquia são pagas em uma vez, para adquirir o direito de franquear aquela marca.
Depois, há taxas mensais, em geral os royalties e taxas de publicidade. Geralmente é uma porcentagem cobrada em cima do faturamento.
As redes também estimam um faturamento médio das lojas. Não significa que todo mundo vai atingir aquela marca. E nada impede que um franqueado ultrapasse este valor. Mas é uma média com base nas lojas que já integram a rede.
Confira oito ideias de franquias para quem gosta de doce:
Dr. Freeze
O carro-chefe é o sorvete de nitrogênio, uma receita própria. Mas a loja conta com um mix de diferentes sobremesas, entre elas as taças doces e bolinhos. A loja tem um cheiro próprio, que remete a doces. A rede têm planos de expansão no Brasil e nos EUA .
Raio-X da franquia
Investimento Inicial de R$ 560 mil a R$ 700 mil
Taxa de Franquia – R$ 70 mil
Royalties – 6% do faturamento
Taxa de Publicidade – 2% de faturamento
Retorno Estimado de 18 a 24 meses
Mordidela
Comercializa mini porções de doces e salgados, como mini churros de doce de leite e chocolate, paletas mexicanas, açaí, creme de cupuaçu e creme de pitaya. A rede conta atualmente com quase 100 unidades, e pretende chegar a 300, até 2018.
Raio-X da franquia
Tipo de negócio: Mini porções de doces e salgados
Investimento Inicial: A partir de R$ 57 mil
Taxa de franquia: De R$ 20 mil a R$ 29.900 mil
Área média para Instalação: 20 m²
Royalties: 20% sobre a compra de mercadoria
Taxa de publicidade: 5% sobre compra de mercadoria
Faturamento médio da unidade: R$ 30 mil
Rentabilidade média da unidade em %: 25%
Prazo médio para retorno: 12 meses
Ano de fundação: 2013
Ano de fundação do franchising: 2016
Número de unidades próprias: 1
Número de unidades totais: 90
Bolos da Cecília
Vende bolos caseiros, produzidos de forma artesanal. Vende tanto bolos inteiros, comprados e retirados na hora, quanto em pedaços, para serem consumidos no local. Seu mix de produtos inclui ainda bolos confeitados, cafés, refrigerantes, salgados, sorvetes.
Raio x da franquia
Segmento de atuação: Alimentação
Investimento inicial (com taxa de franquia e capital de giro): R$ 188.390
Taxa de franquia: R$ 43.890
Capital de giro: R$ 32 mil
Capital para instalação: reforma e adequação: R$ 61 mil + móveis e equipamentos: R$ 51,5 mil
Royalties: 6% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto
Área mínima por unidade: 50 m²
Nº de funcionários por unidade: 5
Faturamento médio mensal: R$ 63 mil
Prazo de retorno de investimento: 17 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Ano de fundação: 2013
Ano de início do Franchising: 2014
Número de unidades total: 15
Fábrica Di Chocolate
A rede de quiosques é especializada em foundues com chocolate sem gorduras, além de uma série de sobremesas saudáveis. São 89 unidades no total, sendo nove delas fora do Brasil (Kuwait, Austrália, Japão, República Dominicana, Espanha e Venezuela). A meta é abrir 30 novas unidades ainda este ano, em todas as regiões do Brasil.
Investimento inicial:
Quiosque Smart: R$ 79 mil
Quiosque Premium: R$ 89 mil
Quiosque Supreme: R$ 109 mil
Taxa de franquia: isento (por tempo limitado)
Capital de giro: R$ 15 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 600 a R$ 1,4 mil
Taxa de publicidade: R$ 200
Número de funcionários inicial: 3 a 4
Ticket médio: R$ 9,70
Área mínima: 5 m²
Faturamento bruto mensal: R$ 25 mil a R$ 45 mil
Taxa de rentabilidade: 25% a 35%
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Número de unidade franqueadas: 89
Sorvetes Rochinha
Loja de sorvetes tradicional do Litoral Norte de São Paulo, a Rochinha iniciou suas atividades em 1981. Um dos pilares da empresa é a utilização de frutas em seus produtos, além da manutenção de alguns processos manuais na fabricação (como na higienização e corte manual de algumas frutas). Possui lojas no estado de São Paulo e na cidade de Curitiba. São três modelos de franquia, de loja, quiosque e food truck.
Raio-X
Praça Rochinha.
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Investimento: R$ 200 mil, loja de a partir de 70 metros.
Prazo estimado de retorno: 24 meses a 36 meses
Quiosque Rochinha
Investimento total com taxa de franquia: a partir de R$ 109,5 mil
Prazo estimado de retorno: 18 meses
Capital de giro estimado: R$ 8 mil
Food Kombi Rochinha
Investimento total com taxa de franquia: a partir de 125 mil*
Prazo estimado de retorno: 18 meses
Capital de giro estimado: R$ 8 mil
*Modelo e Ano de Fabricação da Kombi pode alterar o valor de investimento
Chiquinho Sorvetes
Começou nos anos 1980, na cidade de Frutal, em Minas Gerais. Iniciou o uso das máquinas de sorvete soft e desenvolveu uma receita própria para a base do sorvete, em 1998, o que se tornou uma marca da loja. Usa até hoje a receita do fundador para a fabricação de seu sorvete.
O cardápio conta com mais de 100 opções, como casquinhas, milkshakes, sundaes, Shake Mix e o Chiquinho no Pote, com 980 ml. Para 2017, a meta é abrir pelo menos 40 novas unidades, chegando à marca das 500 lojas.
Raio X
Segmento: Alimentação
Loja
A partir de R$ 380 mil
Taxa de royalties - 5%
Taxa de publicidade – 2%
Faturamento médio mensal – R$ 60 mil aprox.
Lucro médio mensal – de 15% a 20%
Prazo de retorno – 36 meses
Área da unidade – a partir de 35 m²
Quiosque
Investimento inicial – a partir de R$ 280 mil
Taxa de royalties - 5%
Taxa de publicidade – 2%
Faturamento médio mensal – R$ 45 mil aprox.
Lucro médio mensal – de 15% a 20%
Prazo de retorno – de 24 a 32 meses
Área da unidade – 9m² a 12m²
Unidades no Brasil: 460
Fundação: 1980
Início da Franquia: 2010
Croasonho
Começou numa garagem, na avenida Central de Atlântica, Santa Catarina, com a venda de croissants artesanais. Hoje a loja conta com mais de 40 opções de croasonhos salgados e doces, milk shakes, cafés especiais e sobremesas. Vende ainda opções salgadas, como saladas e pratos executivos. Os próprios croasonhos receberam versões que não são doces, como o de frango com mastarda e mel.
São mais de 70 unidades no país inteiro. A expansão da franquia está focada nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país.
Raio-X
Croasonho tradicional
Investimento inicial: a partir de R$ 690 mil
Capital de giro: R$ 30 mil
Mídia de Inauguração: R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 55 mil a R$ 65 mil
Taxa de royalties: 4% sobre faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1% sobre faturamento bruto
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
Funcionários: a partir de 12 funcionários
Área da unidade: a partir de 80 m² para shopping e 150 m² para lojas de rua
Prazo de contrato: 5 anos
Croasonho clássicos
Investimento inicial: a partir de R$ 550 mil
Capital de giro: R$ 25 mil
Mídia de Inauguração: R$ 10 mil
Taxa de franquia: R$ 45 mil
Taxa de royalties: 4% sobre faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1% sobre faturamento bruto
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
Funcionários: a partir de 9 funcionários
Área da unidade: a partir de 50 m²
Prazo de contrato: 5 anos
Olha o Churros!
A Olha o Churros! é uma rede de franquias especializada na oferta de churros premium que conta com indústria própria. A massa foi desenvolvida de maneira exclusiva, como projeto dentro do GEPEA Consultoria em Alimentos, ligada à UNICAMP.
O diferencial é ter uma fábrica própria, o que barateia os custos. Além disso, a franqueadora fica responsável por toda a negociação com os fornecedores. Recentemente, firmou parceria com a Nestlé para produção e comercialização da Galletas de Pudim de Leite Moça®.
Raio-X
Segmento: alimentação
Quiosque
Investimento Inicial: a partir de R$ 115 mil
Taxa de Franquia: R$ 30 mil
Taxa de Publicidade: 1%
Royalties: 4%
Capital de Giro: a partir de R$ 25 mil
Área mínima: entre 6 m² e 7,5 m²
Número de funcionários: de 3 a 6 por unidade
Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
Lucro Líquido: 15% a 20% do faturamento
Prazo retorno do investimento: de 15 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Loja de Rua
Investimento Inicial: a partir de R$ 250 mil
Taxa de Franquia: R$ 30 mil
Taxa de Publicidade: 1%
Royalties: 4%
Capital de Giro: A partir de R$ 30 mil
Área mínima: Entre 50 m² e 80 m²
Número de funcionários: de 2 a 6 por unidade
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
Lucro Líquido: De 25% a 35% do faturamento
Prazo retorno do investimento: de 15 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Carrinho
Investimento Inicial: a partir de R$ 80 mil
Taxa de Franquia: R$ 30 mil
Taxa de Publicidade: 1%
Royalties: 4%
Capital de Giro: A partir de R$ 20 mil
Área mínima: Entre 2 m² e 3 m²
Número de funcionários: de 3 a 4 por unidade
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
Lucro Líquido: de 15 a 20% do faturamento
Prazo retorno do investimento: de 15 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião