Seja para ampliar a rede de contatos e encontrar potenciais parceiros ou para conhecer mais sobre um nicho de mercado, eventos focados no desenvolvimento de novos negócios são muito importantes para quem é um pequeno empresário ou que está começando a empreender. Dependendo da bateria de atividades, fica difícil ao participante acompanhar todas as palestras ao mesmo tempo em que faz networking. Há algumas recomendações para otimizar a participação nesses eventos, como ir conversar com pessoas que nunca viu, por exemplo.
No último final de semana, Curitiba sedia o Startup Launch, promovido pela Incubadora de Projetos e Empresas da Universidade Positivo (UP) em parceria com a Huddling, que investe em empreendimentos em estágio inicial. Serão três dias para empreendedores trabalharem no desenvolvimento de uma startup, desde o seu início até a apresentação a um investidor com real chances de o projeto receber um investimento.
Marcus Pereira, um dos sócios da startup Upwell Web Performance, que realiza análise de métricas de empresas na internet, se inscreveu para participar do evento. Trabalhando na empresa desde o início do ano, Pereira tem dois objetivos muito claros: receber um olhar de fora e ampliar sua rede de contatos. "Nosso grande objetivo é aumentar nossa rede, conhecer empresas e aumentar a possibilidade de fechar negócio. Queremos ainda que alguém com um olhar de fora olhe para a nossa empresa, que consiga ver algo que não vejamos. É importante para nós, que estamos em uma fase inicial", salienta.
Para Leide Albergoni, coordenadora da Incubadora de Projetos e Empresas da UP, para participar basta que o empreendedor tenha uma ideia de negócio. "As mentorias e o trabalho em equipe vão ajudar a viabilizar a startup. Podemos até prospectar boas ideias tanto para a incubação quanto para os investidores", explica.
Em geral, segundo o diretor de desenvolvimento de Negócios da Huddling, José Godoi, há dois perfis de empreendedores que costumam participar de eventos voltados ao tema: aqueles que já trabalham na área, e buscam fazer networking, e aqueles que estão começando e veem uma oportunidade para modelar sua startup.
Como coorganizadora do evento, a Huddling quis fomentar a cultura empreendedora na cidade e também realizar aportes. "Curitiba tem um potencial enorme, mas ficou para trás de outras partes do país na hora de realizar eventos voltados às startups. Nós estamos organizando e também procurando potenciais projetos para receber investimentos", conta Godoi.