O Paraná tem nove cidades na lista das 100 melhores do país para fazer negócios, segundo estudo elaborado pela consultoria Urban Systems para a Revista Exame. São municípios com índices de desenvolvimento econômico e social superiores à média nacional e com indicadores elevados de capital humano e infraestrutura. Com isso, conseguem atrair empresas e investidores para as suas regiões.
A cidade paranaense mais bem colocada no ranking é Curitiba. A capital paranaense subiu uma posição ao sair da 12.ª colocação nacional para a 11.ª no estudo divulgado neste ano. Apesar da melhora na colocação, a região perdeu pontos: passou de 12,12 pontos em 2015 para 10,07 em 2016.
A perda de pontuação, porém, é explicada pela recessão econômica. Segundo o estudo, parte dos municípios viu seus pontos cair de 2015 para 2016, apesar da metodologia utilizada ter sido a mesma.O ponto positivo é que, apesar das condições macroeconômicas desfavoráveis, eles têm conseguido atrair investimentos mesmo em meio à crise.
A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também se destacou na pesquisa. Araucária e São José dos Pinhais se mantiveram no ranking das melhores cidades para fazer negócios e Pinhais entrou pela primeira vez. O município de Pinhais foi destaque por criar mais empregos qualificados do que a média nacional e ocupou a 94.ª posição nacional.
Já o interior do Paraná tem cinco representantes no estudo, com Maringá, Londrina e Cascavel ocupando uma das 50 primeiras colocações.
Metodologia
A terceira edição da pesquisa da Urban Systems identificou as 100 cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes com as melhores condições para a realização de negócios. Foram analisados 28 indicadores, como PIB per capita, rende média dos trabalhadores, conexão de banda larga e docentes com ensino superior.
O estado de São Paulo teve 40 representantes no ranking, seguido de Santa Catarina (10) e Paraná (9). Somente as regiões Sul e Sudeste concentram três quartos das 100 cidades com as melhores condições para empreender e investir.
- Curitiba - 1.ª colocada estadual; 11.ª nacional
- Maringá - 2.ª estadual; 21.ª nacional
- Londrina - 3.ª estadual; 25.ª nacional
- Araucária - 4.ª estadual; 47.ª nacional
- Cascavel - 5.ª estadual; 50.ª nacional
- São José dos Pinhais - 6.ª estadual; 51.ª nacional
- Umuarama - 7.ª estadual; 74.ª nacional
- Toledo - 8.ª estadual; 82.ª nacional
- Pinhais - 9.ª estadual; 94.ª nacional