Segundo a Pesquisa de Vigilância de fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, divulgada no último mês de abril, um em cada cinco brasileiros está obeso. Dizer que a luta contra essas estatísticas e outros transtornos alimentares sempre foi foco do trabalho da nutricionista Gladia Bernardi pode parecer algo óbvio, mas foi a frustração da profissional com os casos que via no consultório que a motivou a buscar novos métodos de emagrecimento para além da clínica.
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Foi juntando técnicas de coaching e um método próprio de perda de peso que Gladia passou a formar outros profissionais de saúde por meio da internet e também ao vivo. Só no último ano, a ideia rendeu R$ 4,87 milhões a essa paranaense de Dois Vizinhos e que mora em Curitiba.
Como tudo começou
Gladia queria encontrar uma forma de ajudar seus clientes a se livrarem da compulsão alimentar. Em meados de 2015, conheceu o trabalho do coach Gerônimo Theml, que dá orientações sobre diversos assuntos, como carreira e produtividade, e começou a segui-lo nas redes sociais. Passou a pensar em maneiras de utilizar o coaching para melhorar a vida de seus pacientes. Participou de três formações na área, aplicando ferramentas destes cursos em sua clínica e os resultados dos tratamentos melhoraram muito. Mas, para Gladia, isso ainda não era o bastante.
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A nutricionista de 41 anos uniu o que tinha aprendido ao que já sabia sobre alimentação e desenvolveu suas próprias técnicas de perda e manutenção de peso. Assim, ela alega ter aberto a primeira escola de coaching em emagrecimento do Brasil, a Health Coaching International Institute (HCII), e ter formado 1,5 mil profissionais de saúde no país.
Em 2016, Gladia também gravou várias aulas com seu método e lançou um curso online, o Coaching de Emagrecimento Consciente, carro-chefe de sua empresa Gladia Bernardi e que, segundo a nutricionista, rende em torno de R$ 1,5 milhão a cada edição.
Direcionado a profissionais de saúde que querem atuar com as técnicas de Gladia, esse cursou teve 202 inscritos já na segunda turma. A terceira captou mais do que o dobro de alunos: 455. Agora, a paranaense já parte para o lançamento da quinta turma. “Nossa expectativa é dobrar a quantidade de pessoas outra vez”, revela, otimista.
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As estratégias para fisgar clientes
Para ampliar o alcance de seu trabalho, Gladia diz investir pesado em produção de textos, fotos e vídeos para a internet, divulgadas em seu blog, canal no Youtube e contas do Instagram e Facebook. Por meio do chamado marketing inbound, método popularizado nos Estados Unidos por volta de 2009 que busca atrair o cliente a partir de conteúdos na web, a coach conseguiu consolidar uma estratégia digital que tem aumentado a procura por seus cursos. “Isso fortalece sua autoridade sobre determinado assunto, ajuda as pessoas a verem que você oferece algo a mais, não apenas produtos para venda”, defende.
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Além do conteúdo gratuito, Gladia oferece uma série de lições vendidas digitalmente. São aulas gravadas e disponibilizadas em uma área para pagantes, que podem acessá-los quando querem. Entre eles, estão o “Ferramentas de Coaching de Emagrecimento Consciente, que, diferente da formação, não oferece o certificado; e “Os 5 principais sabotadores do emagrecimento do seu cliente”, ambos preparados para pessoas que atuam na área.
Os valores dos cursos de Gladia variam entre R$ 27 e R$ 4,4 mil. Também há mentorias que mesclam contatos on-line e ao vivo e custam R$ 15 mil e R$ 25 mil. “Tudo faz parte das estratégias digitais, não existe uma coisa separada da outra. Quando se entra neste universo, é necessário atuar em todas as frentes”, diz.
Segredos de empreendedora
A paranaense acredita que entre os motivos de seu negócio ter decolado tão rápido está seu caráter perfeccionista e uma percepção apurada que a fez acreditar no nicho de mercado no qual investia.
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Com uma rotina apertada, começa o dia às 8 horas com uma oração e uma boa dose de suplementos alimentares para gerenciar suas atividades. Mas não faz tudo sozinha. Seu projeto cresceu tanto que hoje conta com o apoio de uma equipe de dez pessoas, entre elas seu marido, que administra a parte financeira e administrativa da empresa que leva seu nome. Os outros a auxiliam em estratégias de marketing, assessoria de imprensa, gravação de vídeos, transmissões ao vivo e lançamentos de novos produtos.
Para a nutricionista, que pretende dobrar o faturamento em 2018, toda a correria tem valido a pena – seja pelo dinheiro, seja pela satisfação em trabalhar com algo em que acredita. “Nosso método já vem sendo aplicado por profissionais em vários outros continentes, como Ásia e Europa. Pelos resultados, vejo que estamos no caminho certo”, comemora.
Lançada oficialmente em dezembro de 2016 por um casal de Curitiba, a Troc atua no Brasil todo e já tem mais de 6 mil peças em estoque. Corre lá ðððna #GazetadoPovo conhecer:
Publicado por Vida Financeira e Emprego em Terça-feira, 20 de junho de 2017
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