Prepare-se
Grandes promoções virtuais implicam em alto giro de vendas. Veja algumas recomendações:
Use suas ferramentas de envio de emails e de campanhas on-line para avisar os clientes sobre a promoção.
Mantenha um estoque adequado ao volume de vendas esperado quando acabar o estoque, o consumidor deve ser comunicado.
Não venda mais do que pode entregar ou informe a data real de entrega.
Tenha infraestrutura que suporte a elevação de acessos ao site.
Separe produtos de pouco giro ou de grande margem para descontos agressivos.
Foque no atendimento como diferencial contra as grandes.
Participar de grandes promoções virtuais, como a Black Friday, que é realizada amanhã, é um desafio operacional para pequenos e médios sites de e-commerce que, para enfrentar a concorrência de grandes varejistas, precisam de planejamento estratégico para não deixar nenhuma aresta mal aparada. Ter um bom atendimento, dizem os especialistas, é uma maneira de fidelizar o cliente e o trazer de volta em novas compras por que não no Natal?
Ter um estoque acertado, capacidade de entrega e um site que comporte o boom no tráfego de consumidores são recomendações básicas para garantir um bom giro de vendas. "É preciso estar atento ao estoque, para não vender mais do que se tem, e à infraestrutura, para suportar o enorme volume de acessos no site. O lojista precisa fazer uma força-tarefa para garantir a satisfação dos consumidores para que eles voltem a comprar em outras épocas", explica Tiago Girelli, diretor de Operações da Fbits.
Para garantir a disponibilidade de produtos em datas especiais para o comércio eletrônico, o micro e pequeno empresário deve também negociar parcerias com fornecedores e utilizar ferramentas de marketing apropriadas ao momento, analisa Luciano Santos, diretor de PMEs do Google Brasil. "Em uma promoção, como o Black Friday, o momento é de disparar e-mails e abusar de campanhas online para avisar os consumidores. Colocar as promoções em evidência no site, criando, por exemplo, uma sessão de destaque na home, ajuda a mostrar os produtos aos clientes", afirma.
O shopping virtual de decoração Montacasa já está com tudo acertado para atender a demanda do Black Friday: afinou o discurso com fornecedores para enquadrar o estoque para a data. "Como market place, fazemos a ponte entre consumidor e fornecedor, e pedimos que o estoque esteja adequado para a data. Eles vão trabalhar com estoque existente, então vamos dar descontos em itens reais. Orientamos ainda um cuidado maior em relação ao pós-venda", conta Caroline Dias, idealizadora do site.
Retorno
O diretor de PMEs do Google lembra que pesquisas realizadas após a Black Friday do ano passado mostram que três a cada dez consumidores voltaram ao mesmo site para fazer as compras de Natal. Na opinião do diretor da Fbits, um bom atendimento ao cliente pode ajudar nesse retorno. "Os grandes não conseguem atender a todos os clientes. As pequenas lojas virtuais precisam focar no serviço para conseguirem se destacar e terem um chamariz maior aos consumidores", observa.
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