A busca dos consumidores por qualidade de vida e melhores padrões estéticos e de saúde engorda os números do segmento de produtos lights, dietéticos, integrais e funcionais. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Especiais (Abiad) mostram que o segmento representa 5% do setor de alimentos do país, movimentando US$ 10 bilhões em negócios em 2012, valor 25% acima do realizado em 2011 (US$ 8 bilhões).
Empresários do setor de alimentação devem estar atentos às mudanças de hábitos dos consumidores e oferecer um produto adequado ao perfil do seu cliente. O crescimento das vendas de alimentos saudáveis chega a ser três vezes superior ao de produtos tradicionais, segundo a Abiad. O estabelecimento precisa inovar para manter-se conectado com seu público. Para isso, o empresário pode perguntar ao cliente se ele está satisfeito com a oferta de produtos da empresa. É simples e pode trazer bons indicativos sobre as vontades, "de sempre" e as novas, do seu consumidor. (João Pedro Schonarth)