Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gestão

Planejamento é antídoto contra a inflação

 |

Fantasma do universo de empreendedores e consumidores, a inflação é considerada, sobretudo por empresas de pequeno porte, um gigante que precisa ser driblado quase que diariamente. O impacto da alta dos preços tende a reduzir as margens de lucro de quem precisa vender, estimulando ainda mais o aumento. Quem precisa de serviços ou mercadorias, por outro lado, perde o poder de compra. A saída para que o empreendedor lide com esse cenário, sem perder a competitividade, parte de uma gestão planejada.

É o que recomenda o professor convidado de Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alivínio de Almeida. "Aumentando a eficiência operacional se produz melhor e reduz os custos, absorvendo a inflação que vem de fora. Se ela continuar subindo, no entanto, fica mais difícil suportar. Nós já estamos no limite em vários setores", avalia o especialista.

Ele analisa que a inflação é um evento macroeconômico do qual não escapam pessoas jurídicas nem físicas. "Ela entra diretamente no caixa das empresas: afeta os fluxos de pagamentos, os insumos ficam mais caros", explica.

Esta situação, assinala Almeida, fragiliza o caixa empresarial e afeta, principalmente, empreendedores sem um planejamento de negócios. "Em geral, são ações que começam por necessidade. O ideal é que tenhamos ações por oportunidade, em que as pessoas estudem sua entrada no mercado", diz.

O economista Paulo Sérgio de Moraes Sarmento, sócio da VSW Soluções Empresariais, ressalta que é preciso ser criativo para evitar pequenos desperdícios de produção. "Cada tostão é importante. A gestão tem de ser disciplinada, olhar para os custos com critério. Repassar o aumento ao consumidor pode ser inevitável, mas não deve ser a primeira medida", defende.

Quando a administração é inadequada, completa, criam-se chances maiores de derrubar uma empresa. "Se a empresa está despreparada, vai trabalhar com prejuízo sem notar que a bola de neve está crescendo. Os juros não são físicos, mas aparecem na conta bancária", alerta Sarmento.

Estratégia

Há oito anos no ramo da moda praia, a empresária Juliana Loureiro Ferline vem apostando em parcerias com fornecedores para não incrementar os preços de seus produtos com a alta da inflação. "Nosso consumidor sentiria muito o aumento dos preços. Procuramos manter a faixa com leves ajustes", relata. Ela também analisa seu posicionamento no mercado, o movimento dos concorrentes e trabalha com projeções claras para cada período, se antecipando às necessidades previstas. "Dependendo do caso, fazemos também adaptações técnicas nos produtos que não vão suportar um incremento no valor", pontua.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.