A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design apresentam o Design Export, programa inédito que apoiará empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos inovadores e com design diferenciado voltados à exportação. O objetivo é levar para a indústria nacional uma metodologia simples, didática e objetiva que orienta a empresa a inserir a inovação como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos, utilizando o design como uma das ferramentas.
A meta do programa é criar 70 inovações em produtos e serviços até 2015. A iniciativa servirá como uma ponte entre os empresários e os profissionais do design. As empresas participantes receberão apoio para identificar os escritórios de design mais adequados às suas necessidades e terão acesso a recursos para a contratação do serviço. O programa também prevê a capacitação das empresas, por meio da realização de palestras sobre conceitos de design e inovação, e a disponibilização de ferramentas de acompanhamento e atendimento online.
O programa
O programa faz parte das iniciativas da Apex-Brasil destinadas a estimular as empresas brasileiras a investirem na inovação, no design e na sustentabilidade para aumentar a competitividade de seus produtos.
Além das ações de capacitação e consultoria, as empresas participantes terão benefícios indiretos, como a divulgação de seus cases na mídia, maior visibilidade e a oportunidade de participar de um grupo seleto de empresas inovadoras.
O Design Export é direcionado, nesta primeira edição, às seguintes associações setoriais parceiras da Apex-Brasil em projetos de promoção de exportações: ABEMEL, ABEST, ABICALÇADOS, ABILUX, ABIMAQ, ABIMO, ABINPET, ABIT, ABIMÓVEL e SINDMOVEIS. As empresas, em sua maioria, estão situadas nas regiões Sul e Sudeste.
Para participar, entre em contato com o Centro Brasil Design, pelo telefone 41 3076-7332. Mais informações no site do projeto.