Com 373 lojas abertas, em 2016, a norte-americana Dunkin’ Donuts lidera a lista das franquias que crescem mais rápido no mundo, elaborada pela revista Entrepreneur . Das quase 12 mil lojas da marca (que vende cafés e guloseimas, como os famosos donuts), mais de três mil ficam fora dos Estados Unidos. Três são no Brasil. A lista mostra as franquias que estão em alta. Algumas já gigantes, outras em crescimento.
Para quem pensa em abrir um negócio no Brasil, algumas informações são interessantes. Estão na lista desde a gigante Mc Donald’s – já bem estabelecida no país, com quase duas mil unidades – até redes sem operação nenhuma no país, como a Jimmy John’s, que também atua na área de sanduíches rápidos.
LEIA MAIS sobre empreendedorismo na Gazeta do Povo
Empresas públicas também trazem oportunidades de negócio
O Brasil figura no alto dos rankings de franchising. Em número de unidades, o país é o 6.º, com 142.593 franqueados. Ao todo, há 3.039 redes franqueadoras brasileiras, o que coloca o país como 4.º maior, atrás apenas da China, Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Os dados são do World Franchise Council (WFC) e constam do relatório anual da Associação Brasileira de Franquias (ABF) para o ano de 2016.
Confira as 10 franquias que mais cresceram no mundo, em 2016:
1. Dunkin’ Donuts
Segmento: Alimentação
Investimento inicial: US$ 228.621 a US$ 1.692.314
Taxa de franquia: US$ 40 mil a US$ 90 mil
O que faz: cafés quentes e gelados, itens de padaria como donuts, bagels e sanduíches
Presença no Brasil: Sim (3 unidades)
2. Jan-Pro
Segmento: Limpeza e conservação
Investimento inicial: US$3.985 a US$51.605
Taxa de franquia: US$ 2.520 a US$ 44 mil
O que faz: Serviços de limpeza para clientes comerciais
Presença no Brasil: Sim (195 unidades)
3. Cruise Planners
Segmento: Hotelaria e Turismo
Investimento inicial: US$ 2.095 a US$ 22.867
Taxa de franquia: US$ 495 a US$ 10.495
O que faz: Agências de viagem porta a porta (agente não precisa de loja)
Presença no Brasil: Não
4. Jimmy John’s Gourmet Sandwiches
Segmento: Alimentação
Investimento inicial: US$ 325.500 a US$ 555 mil
Taxa de franquia: US$ 35 mil
O que faz: Fast food de sanduíches
Presença no Brasil: Não
5. Taco Bell
Segmento: Alimentação
Investimento inicial: US$ 1.177.300 a US$ 2.620.600
Taxa de franquia: US$ 45 mil
O que faz: Fast food de Comida mexicana
Presença no Brasil: Sim (12 unidades)
6. 7-Eleven Inc.
Segmento: Lojas de conveniência
Investimento inicial: US$ 37,2 mil a US$ 1.635.200
Taxa de franquia: US$ 10 mil a US$ 1 milhão
O que faz: Lojas de convenicência, com produtos variados
Presença no Brasil: Não (chegou a operar no país, mas fechou)
7. Coverall
Segmento: Limpeza comercial
Investimento inicial: US$ 16.829 a US$ 49.401
Taxa de franquia: US$ 13,5 mil a US$ 38,4 mil
O que faz: Oferta de serviços de limpeza para clientes corporativos
Presença no Brasil: Não
8. McDonald’s
Segmento: Alimentação
Investimento inicial: US$ 1.003.000 a US$ 2.228.000
Taxa de franquia: US$ 45 mil
O que faz: Lanches fast food
Presença no Brasil: Sim (1916 unidades)
9. Jersey Mike’s Subs
Segmento: Alimentação
Investimento inicial: US$ 177.943 a US$ 592.852
Taxa de franquia: US$ 18,5 mil
O que faz: Sanduíches fast food
Presença no Brasil: Não
10. Supercuts
Segmento: Saúde, Beleza e Bem Estar
Investimento inicial: US$ 144,4 mil a US$ 293,8 mil
Taxa de franquia: US$ 29,5 mil
O que faz: Salões de beleza
Presença no Brasil: Não