Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Empreendedorismo

Quer abrir uma franquia? Conheça as dez que mais crescem no mundo

Conheça as dez que mais crescem no mundo, segundo uma lista da revista Entrepreneur. Na foto, uma loja da marca em Manchester, e um cliente ilustre, o ex-presidente Barack Obama. | cs/stf/nk/CHIP SOMODEVILLA
Conheça as dez que mais crescem no mundo, segundo uma lista da revista Entrepreneur. Na foto, uma loja da marca em Manchester, e um cliente ilustre, o ex-presidente Barack Obama. (Foto: cs/stf/nk/CHIP SOMODEVILLA)

Com 373 lojas abertas, em 2016, a norte-americana Dunkin’ Donuts lidera a lista das franquias que crescem mais rápido no mundo, elaborada pela revista Entrepreneur . Das quase 12 mil lojas da marca (que vende cafés e guloseimas, como os famosos donuts), mais de três mil ficam fora dos Estados Unidos. Três são no Brasil. A lista mostra as franquias que estão em alta. Algumas já gigantes, outras em crescimento.

Para quem pensa em abrir um negócio no Brasil, algumas informações são interessantes. Estão na lista desde a gigante Mc Donald’s – já bem estabelecida no país, com quase duas mil unidades – até redes sem operação nenhuma no país, como a Jimmy John’s, que também atua na área de sanduíches rápidos.

O Brasil figura no alto dos rankings de franchising. Em número de unidades, o país é o 6.º, com 142.593 franqueados. Ao todo, há 3.039 redes franqueadoras brasileiras, o que coloca o país como 4.º maior, atrás apenas da China, Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Os dados são do World Franchise Council (WFC) e constam do relatório anual da Associação Brasileira de Franquias (ABF) para o ano de 2016.

Confira as 10 franquias que mais cresceram no mundo, em 2016:

1. Dunkin’ Donuts

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 228.621 a US$ 1.692.314

Taxa de franquia: US$ 40 mil a US$ 90 mil

O que faz: cafés quentes e gelados, itens de padaria como donuts, bagels e sanduíches

Presença no Brasil: Sim (3 unidades)

2. Jan-Pro

Segmento: Limpeza e conservação

Investimento inicial: US$3.985 a US$51.605

Taxa de franquia: US$ 2.520 a US$ 44 mil

O que faz: Serviços de limpeza para clientes comerciais

Presença no Brasil: Sim (195 unidades)

3. Cruise Planners

Segmento: Hotelaria e Turismo

Investimento inicial: US$ 2.095 a US$ 22.867

Taxa de franquia: US$ 495 a US$ 10.495

O que faz: Agências de viagem porta a porta (agente não precisa de loja)

Presença no Brasil: Não

4. Jimmy John’s Gourmet Sandwiches

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 325.500 a US$ 555 mil

Taxa de franquia: US$ 35 mil

O que faz: Fast food de sanduíches

Presença no Brasil: Não

5. Taco Bell

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 1.177.300 a US$ 2.620.600

Taxa de franquia: US$ 45 mil

O que faz: Fast food de Comida mexicana

Presença no Brasil: Sim (12 unidades)

6. 7-Eleven Inc.

Segmento: Lojas de conveniência

Investimento inicial: US$ 37,2 mil a US$ 1.635.200

Taxa de franquia: US$ 10 mil a US$ 1 milhão

O que faz: Lojas de convenicência, com produtos variados

Presença no Brasil: Não (chegou a operar no país, mas fechou)

7. Coverall

Segmento: Limpeza comercial

Investimento inicial: US$ 16.829 a US$ 49.401

Taxa de franquia: US$ 13,5 mil a US$ 38,4 mil

O que faz: Oferta de serviços de limpeza para clientes corporativos

Presença no Brasil: Não

8. McDonald’s

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 1.003.000 a US$ 2.228.000

Taxa de franquia: US$ 45 mil

O que faz: Lanches fast food

Presença no Brasil: Sim (1916 unidades)

9. Jersey Mike’s Subs

Segmento: Alimentação

Investimento inicial: US$ 177.943 a US$ 592.852

Taxa de franquia: US$ 18,5 mil

O que faz: Sanduíches fast food

Presença no Brasil: Não

10. Supercuts

Segmento: Saúde, Beleza e Bem Estar

Investimento inicial: US$ 144,4 mil a US$ 293,8 mil

Taxa de franquia: US$ 29,5 mil

O que faz: Salões de beleza

Presença no Brasil: Não

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.