Mesmo com o prolongamento da recessão econômica, há nichos de mercado que se mostram mais resilientes à crise e despontam como oportunidades para quem pensa em abrir o negócio próprio neste ano. São atividades que atendem às necessidades básicas das pessoas, como comércio de alimentos e bebidas, e que oferecem serviços especializados e de reparação, como manutenção de máquinas e equipamentos.
Leia mais notícias sobre Empreendedorismo
Segundo levantamento feito pelo Sebrae, existem nove áreas de negócios que são as mais promissoras para 2017. Parte dos negócios em alta está em atividades ligadas à alimentação, vestuário, higiene e reparação.
Para fazer o estudo, o Sebrae analisou os segmentos com maior taxa de natalidade em 2016 e que devem continuar com demanda em alta neste ano, mesmo em momento de queda na renda e consumo em baixa.
Confira a lista completa com ideias de negócio para cada uma das nove áreas mais promissoras de 2017:
Alimentos e bebidas
Comércio de alimentos e bebidas, representação comercial, preparação de alimentos, comida preparada, restaurantes populares, lanchonetes, produtos de panificação, laticínios, doces e refeições.
Construção
Comércio de material de construção, manutenção, reparação, pintura, pequenas reformas de imóveis, instalações elétricas, hidráulicas, obras de acabamento, artigos de serralheria, móveis de madeira e manutenção de sistemas de ventilação e refrigeração.
Estética/beleza
Cabeleireiros, comércio de cosméticos, de produtos de perfumaria e higiene pessoal.
Informática
Serviços de manutenção e reparação de computadores e equipamentos de informática, produção de softwares e comunicação multimídia.
Produtos/serviços inovadores
Produtos e serviços que permitam aumentar a eficiência produtiva e/ou redução de custos das demais empresas.
Serviços especializados
Serviços advocatícios, de engenharia, de comunicação, de gestão empresarial, de apoio administrativo, de contabilidade, domésticos e com foco na 3.ª idade.
Serviços de reparação
Reparação e manutenção de veículos usados, manutenção de máquinas e equipamentos, comércio de peças e acessórios para veículos usados.
Serviços de saúde
Consultório médico, serviços ambulatoriais, fisioterapia, nutrição, venda de planos de saúde, comércio de medicamentos e artigos de ótica.
Vestuário
Confecção, comércio de vestuário e acessórios do vestuário e bijuterias.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast