Levar um quitute da feira para a praça de alimentação. Foi assim que a rede 10 Pastéis conquistou fama no Paraná, nas últimas duas décadas. O que era uma lojinha de rua em Maringá, hoje é uma rede nacional, com faturamento na casa dos R$ 30 milhões.
Um marco na expansão nacional da marca aconteceu há dois meses, com a inauguração de um rodízio de pastéis em Pinheiros, bairro nobre São Paulo. A novidade foi recebida como inovação por guias gastronômicos locais. A pastelaria, por enquanto, vai bem.
Confira os números para investir em uma loja 10 Pastéis
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"Foi um grande hit. A gente já tinha aberto um rodízio como teste, em Curitiba, no [bairro] Batel", mas fazer sucesso em São Paulo foi uma espécie de atestado do sucesso da fórmula, analisa o gerente de expansão da empresa, Lucas Figueredo.
A 10 Pastéis estuda fechar 2017 com faturamento de R$ 40 milhões. Valor que é um terço superior ao do último ano. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são os principais alvos.
Só no estado de São Paulo, a meta é abrir mais dez rodízios até o final do próximo ano (2018), todos em lojas de rua.
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Outra novidade são os trailers. Com um investimento relativamente pequeno, de R$ 150 mil, os carrinhos foram pensados para cidades pequenas, onde os franqueados podem rodar por diferentes locais, em busca do público.
O modelo "food truck" rendeu à rede inclusive um convite para um grande festival de rock, que ocorre no Rio de Janeiro. Mas o negócio ainda não foi fechado.
História
A lojinha que deu origem à 10 Pastéis foi aberta em 1961, na cidade de Maringá, pela família Sasazawa. Foi só em 1996, com a entrada de um novo sócio, Marcos Nagano, é que a marca assumiu o nome atual, e virou uma rede de franquias. A primeira loja neste modelo foi em Curitiba.
O estado do Paraná ainda concentra o maior número de unidades. São 22. Mas, nos últimos anos, a rede passou a investir em uma expansão nacional, com lojas em Santa Catarina e em São Paulo. Hoje, há 10 Pastéis na Bahia, no Mato Grosso, em Rondônia e até no Acre.
As lojas de shopping, responsáveis pelo sucesso da 10 Pastéis, ainda são o coração da marca. A cada três unidades, duas são em malls.
Mas a rede se viu obrigada a inovar, abrindo novas frentes de expansão. As megalojas de rua, no formato rodízio, e os trailers são a grande aposta para ficar mais perto do público e ganhar espaço no importante mercado do Sudeste brasileiro.
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"Na rua, o ticket médio é menor, mas consigo ter mais atendimento. Além de reconquistar um público que tinha perdido no shopping", explica o gerente de expansão, Lucas Figueredo.
Outra aposta é a migração para o interior. E, embora as cidades interioranas concentrem 70% dos novos shoppings do país, a 10 Pastéis quer entrar nesse mercado com os trailers.
Confira os números para investir em uma loja 10 Pastéis
Trailer
Instalações: R$ 100 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de giro e 1.º pedido: não informado
Faturamento médio estimado: R$ 30 mil
Rentabilidade estimada: 15%
Royalties: 5%
Fundo de Marketing: 2%
Área: até 12 m²
Express (versão reduzida da loja de shopping)
Instalações: R$ 160 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de giro e 1.º pedido: R$ 20 mil
Faturamento médio estimado: R$ 40 mil
Rentabilidade estimada: 18%
Royalties: 5%
Fundo de Marketing: 2%
Área mínima: 50 m²
Shopping
Instalações: R$ 180 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de giro e 1.º pedido: R$ 30 mil
Faturamento médio estimado: R$ 80 mil
Rentabilidade estimada: 20%
Royalties: 5%
Fundo de Marketing: 2%
Área mínima: 45 m²
Mega-loja
Instalações: R$ 200 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de giro e 1.º pedido: R$ 30 mil
Faturamento médio estimado: R$ 80 mil
Rentabilidade estimada: 20%
Royalties: 5%
Fundo de Marketing: 2%
Área mínima: 100 m²