Há muito tempo que lojas de rua e prédios comerciais deixaram de ser as únicas opções para abrigar negócios. Nos últimos anos, ficou comum encontrar pessoas que abriram empresas em caminhões, bicicletas, kombis e até contêineres.
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Uma das principais vantagens desses formatos é a mobilidade, já que as estruturas podem ser levadas para diferentes pontos. O contêiner demanda mais trabalho, pois exige guindastes, mas as outras opções podem ser carregadas no mesmo dia e a um custo baixo.
Os formatos móveis também chamam a atenção dos clientes. Em geral, os empreendedores investem no apelo visual reformando a estrutura para ser um espaço que atraia os olhares dos consumidores. Eles também compram móveis, objetos e outros apetrechos para compor o cenário.
Confira alguns exemplos de negócios e saiba quanto custa investir em cada um deles:
Bicicletas
Vender produtos em bicicleta não é exatamente um negócio inovador, mas nos últimos anos a opção ganhou mais adeptos por ser uma alternativa de transporte sustentável e barata. Há desde o serviço de guia turístico até food bikes, que vendem doces e salgados. Além da bicicleta, o empreendedor vai precisar adaptar o veículo para carregar objetos ou alimentos que deseja vender. Já existem empresas que vendem bicicletas adaptadas. O preço começa em R$ 3 mil e pode ultrapassar os R$ 20 mil, dependendo da complexidade. Nesses valores está incluso somente o equipamento, há ainda os gastos com os produtos em si e demais acessórios.
Contêineres
Os contêineres são estruturas de 20 ou 40 pés usadas para transporte marítimo que, depois de certo tempo de uso, são vendidas para construtoras que transformam o material em sedes de empresas ou casas. É possível fazer todo tipo de acabamento no contêiner e encaixá-lo em outras estruturas para ter uma loja mais ampla. Há desde lojas de roupas, hotéis até restaurantes. Na Delta Containers, o preço do metro quadrado do projeto completo sai entre R$1.400 e R$ 1.800. Em geral, construir em contêiner fica 30% mais barato do que em alvenaria.
Food truck
Febre no Brasil, os food truck são pequenos caminhões adaptados que vendem comida e bebidas. Eles são levados para pátios fechados, em eventos corporativos, ou colocados em lugares públicos, como parques, dependendo da legislação de cada cidade. Há empresas especializadas que cobram desde R$ 20 mil a R$ 350 mil para a transformação de veículos e, segundo o Sebrae, um negócio do tipo pode precisar de até 400 mil reais de investimento.
Kombis
Empreendedores apostam no charme da kombi para levar pequenos negócios que vão desde lojas de roupas até choperias. Entre as vantagens do modelo estão o fato de ele ser acessível financeiramente, de fácil manutenção e com bom espaço interno. Os empresários ganham dinheiro participando de eventos em pátios fechados, como festas, casamentos e confraternizações de empresas. Para abrir um negócio em Kombi, é preciso comprar o veículo e adaptá-lo. A Kombi n’ Coffee, uma cafeteria sobre rodas, saiu por R$ 30 mil, incluindo a reforma, enquanto o Mr. Hoppy Beer (foto acima), por R$ 15 mil.
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