Lojas de cosméticos, estúdios de pilates, clínicas populares. Pipocam por aí novas franquias de Saúde, Beleza e Bem-estar. O motivo é simples: é o segmento que mais cresce no mundo do franchising. No ano passado (2016), a alta nas receitas foi de 15,5%, na comparação com 2015.
Confira a lista com cinco ideias de franquias do setor
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Parece um contrassenso, já que a economia do país vai mal. Mas a própria crise ajuda explicar o porquê deste sucesso. “O sistema de franquias, de certa forma, é ‘beneficiado’, já que muitas pessoas que perderam o emprego, ou estão em situações instáveis, optam por ter o seu negócio próprio”, explica Paulo Ancona, da consultoria empresarial Vecchi Ancona.
No caso da saúde, em específico, tem um motivo a mais. Só em 2016, pelo menos 1,3 milhão de pessoas perderam seus planos de saúde, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O que deu um belo fôlego para as chamadas clínicas populares.
Nestes casos, há um perfil de investidor que é certeiro, segundo o consultor. É o de jovens médicos e dentistas, que ainda não têm o nome consolidado na praça. E que veem nas franquias a oportunidade de aliar seu trabalho a uma “grife” já renomada.
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Já o crescimento de espaços de pilates, academias e afins está mais relacionado a uma busca por melhor qualidade de vida. Neste campo, vale um alerta. Em tempos de aperto, muita gente reduz gastos com atividades físicas. Então opções que ofertem um preço módico para o cliente podem ser mais interessantes.
A mesma regra para quem vai lidar com cosméticos e afins. Diversas pesquisas indicam que, em tempos de crise, o consumidor tende a trocar produtos premium por versões mais baratas.
Momento é de negócios compactos
O momento é propício para negócios compactos. Que exigem investimento mais baixo, e que dão retorno rápido. E aí Pamplona faz um último alerta, que é de cuidar com as chamadas micro-franquias.
Primeiro porque muitas delas têm menos perfil de negócio, e mais de alternativa de emprego, com rendimentos na casa dos R$ 2 mil a R$ 3 mil, como um salário. “Também porque surgiram muitas marcas que não fizeram só uma microfranquia, mas um microplanejamento, uma microformatação. Tomaram microcuidado na hora de pensar o negócio”.
Confira cinco franquias do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar:
1 - Spa das Sobrancelhas
Fundada em 2007, no Rio de Janeiro, a rede passou a atuar como franquia em 2010. Hoje conta com cerca de 350 unidades no país todo. Além das lojas, a rede também conta com uma linha própria de produtos.
Negócio: espaço de beleza
Investimento Inicial: A partir de R$ 99.900,00
Taxa de franquia: A partir de R$ 34 mil
Taxa de royalties: A partir de R$ 990
Taxa de publicidade: A partir de R$ 260
Faturamento Médio Mensal: R$ 25 mil
Prazo de Retorno: 18 a 24 meses
2 - Pure Pilates
Criada em 2009 a Pure Pilates conta com um aplicativo próprio de gestão, que fica disponível para os alunos agendarem aulas, avisarem de suas faltas, além de ter uma integração para publicar vídeos dos movimentos no Facebook e Instagram.
Negócio: estúdio de pilates
Investimento Inicial: Entre R$ 60 mil e R$ 77,7 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Taxa de royalties: 8% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto
Faturamento Médio Mensal: R$ 24 mil
Prazo de Retorno: 18 a 24 meses
3 - Clifame
A Clifame é uma clínica médica fundada em 1973 com o objetivo de reunir atendimento de diversas especialidades em só lugar. Cobra de R$ 40 a R$ 70 por consulta, com possibilidade de parcelamentos de exames em até 12 meses, com parcela mínima de R$ 50.
Negócio: clínica médica
Investimento Inicial: A partir de R$ 190.000
Taxa de franquia: R$ 40.000 a R$70.000
Taxa de royalties: 5% sobre o faturamento bruto mensal
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto mensal
Faturamento Médio Mensal: R$ 100 mil a R$ 200 mil
Prazo de Retorno: 24 meses
4 - Alergoshop
Fundada em 1993, a Alergoshop é especializada em produtos hipoalergênicos. A marca conta ainda com 50 itens de fabricação própria, de diferentes linhas (como cosméticos, capas anti-Sâo conta com 15 lojas e mais de 50 itens de fabricação própria e possui 10 diferentes linhas de produtos que incluem cosméticos, capas antiácaro, desodorantes, hidratantes, protetores solares, repelentes, produtos de limpeza, espaçador, desumidificador, umidificador purificadores de ar entre outros
Negócio: loja de produtos alergênicos
Investimento Inicial: de R$ 140 mil à R$ 200 mil
Taxa de franquia: de 28 a 38 mil
Taxa de royalties: incluso no preço de compra (mark up médio 2,5)
Taxa de publicidade: 4,3%
Faturamento Médio Mensal: R$ 40 mil
Prazo de Retorno: de 24 a 36 meses
5 - Ortoplan
Com 18 anos de mercado, a Ortoplan é uma das maiores redes de franquias odontológicas da América do Sul. Hoje são 60 unidades em operação, no Brasil e no Paraguai. Com meta de expandir 30%, a Ortoplan vai investir, em 2017, em treinamento para os seus franqueados, com cursos para captação de novos pacientes, atendimento de qualidade, gestão de processos, entre outros. A meta é realizar planejamentos a cada três meses, com planos e metas. Além do modelo tradicional, a rede também têm um modelo de microfranquia.
Negócio: clínica odontológicas
Ortoplan Plus (franquia tradicional)
Investimento Inicial: Cerca de R$ 250.000,00
Taxa de franquia: R$ 30.000,00
Taxa de royalties: 7% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto
Faturamento Médio Mensal: Cerca de R$120.000,00
Prazo de Retorno: em média, de 18 a 24 meses
Ortoplan Smart (microfranquia)
Investimento Inicial: Cerca de R$ 75.000,00
Taxa de franquia: R$ 15.000,00
Taxa de royalties: 7% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto
Faturamento Médio Mensal: Cerca de R$ 75.000,00
Prazo de Retorno: em média, de 18 a 24 meses