Um novo escritório do Sebrae-PR começa a funcionar nesta segunda-feira (17), em Paranaguá. A estrutura, para empreendedores, empresários de micro e pequenas empresas e potenciais empresários, conta com equipe própria e atenderá sete municípios do litoral paranaense: Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Matinhos e Guaratuba.
Na avaliação de José Ricardo Castelo Campos, gerente regional do Sebrae-PR, a entidade, com o novo escritório, vai potencializar suas ações na região. "Teremos uma maior capilaridade na nossa atuação, estaremos mais próximos dos nossos clientes e parceiros institucionais e podemos 'mapear' melhor as demandas da região. Além disso, vamos servir de forma pró-ativa o Litoral, que é tão importante para o estado", informa o gerente regional.
"Devido ao crescimento das demandas, foi necessário redistribuir as regionais da entidade, a antiga Regional Centro-Sul, que possuía 76 municípios, foi desmembrada em duas novas regionais, a Centro, com sede em Ponta Grossa, e a Leste, com sede em Curitiba. O novo escritório no Litoral está subordinado à Regional Leste", explica o gerente regional.
Para comunicar a presença 'encorpada' do Sebrae-PR no litoral paranaense, e para estimular demandas junto aos empreendedores da região, foi definida uma estratégia de divulgação. A unidade móvel e itinerante do Sebrae-PR vai visitar os sete municípios do Litoral, com o objetivo também de fazer atendimentos nas cidades.
Levando em conta o potencial turístico, o agronegócio e o artesanato no Litoral, o Sebrae-PR planeja desenvolver outras ações específicas para esses segmentos. "A região trabalha muito com frutas e produz compotas, balas, doces e cachaça. Poderemos, ainda, atuar em áreas que hoje não trabalhamos, como a aquicultura, que é bastante forte e característica na região", afirma o consultor responsável pelo escritório do Sebrae-PR em Paranaguá, Gilberto Keserle.